CBN Campinas em 11/05/2017
O Ministro da Educação Mendonça Filho esteve em Campinas, nesta quinta-feira, visitando as instalações do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais). No local, ele conheceu o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron que opera a única fonte de luz Síncrotron da América Latina e está, nesse momento, construindo o Sirius, o novo acelerador de elétrons brasileiro de quarta geração.
O ministro comentou que o Projeto Sirius coloca o Brasil em destaque no cenário mundial com relação ao desenvolvimento de pesquisas
A luz síncrotron é usada para identificar a estrutura dos átomos, através do acelerador de partículas. Com esses dados, os pesquisadores terão condições de mudar a estrutura das partículas, que poderão ser aplicadas em várias áreas, como energia, alimentação, meio ambiente, defesa e saúde, dentre outras..
Questionado de que forma o Ministério da Educação pode colaborar para que pesquisadores desenvolvam suas pesquisas no Brasil, sem a necessidade de buscar apoio, tecnológico ou financeiro fora do país, Mendonça Filho comentou que a Capes, que é uma fundação vinculada ao Ministério e que atua na expansão e consolidação da pós-graduação em todos os estados, já dá esse apoio através da Fundação.
Segundo ele, o que o Ministério está se comprometendo é ampliar o apoio por meio do próprio CNPEM que passará a ser um centro de formação de graduação, por meio de uma Organização Social.
O Projeto Sírius está sendo construído em um terreno de 150 mil metros quadrados e deve custar cerca de R$ 1,7 bilhão, financiados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O projeto está com 50 % das obras concluídas e a previsão de inauguração é junho de 2018.