Correio Popular em 11/05/2017
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em Campinas terá um curso superior de ciências que unirá sistemas físicos com sistemas digitais. O anúncio foi feito nesta quinta-feira em Campinas pelo ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, que veio à cidade para assinar o compromisso. A graduação será gerida por meio de uma organização social (OS) — associação privada, de pessoa jurídica, sem fins lucrativos, que recebe subvenção estatal para prestar serviços de interesse público. Entretanto, não foram divulgados detalhes desse curso, nem datas, nem recursos para efetivá-lo. “O que eu posso afirmar é que toda a disposição do governo é apoiar o leque de atuação do CNPEM, que é um centro de pesquisa e de desenvolvimento de reconhecimento internacional, e que precisa ampliar também a sua atuação no campo da graduação”, disse o ministro.
O CNPEM é composto de quatro laboratórios, entre os quais, o Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS). No campus está sendo construído também o prédio que abrigará o novo acelerador de partículas do Brasil, o Sirius. “Faz sentido essa graduação estar conectada com esse campus porque os laboratórios do CNPEM trabalham no desenvolvimento de ciências, física, engenharia, tudo em um mesmo lugar”, afirmou o diretor do LNLS e do Projeto Sirius, Antônio José Roque da Silva.
“Hoje em dia, de certa forma, o que você precisa é formar pessoas que aprendam a aprender, porque a tecnologia caminha de uma forma muito rápida. Você precisa desenvolver novos modelos de ensino e educação para preparar os jovens brasileiros para o mercado futuro porque é isso que o País precisa”, acrescentou o dirigente.
Sirius
O ministro da Educação visitou também o canteiro de obras do prédio que abrigará o novo acelerador de partículas do CNPEM, o Sirius — uma espécie de microscópio gigante que serve para investigar a estrutura íntima da matéria (escala de átomos). Por meio de análises com esse dispositivo, é possível desenvolver, por exemplo, um aço específico para a indústria aeronáutica, ou sementes com propriedades nutricionais peculiares.