Pesquisadores poderão enviar propostas entre 25 de setembro e 29 de outubro de 2023
O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), abre chamada para utilização de suas instalações abertas. Pesquisadores poderão enviar propostas entre 25 de setembro e 29 de outubro de 2023.
As instalações de microscopia eletrônica do Laboratório cobrem uma ampla gama de capacidades focadas, mas não limitadas a Ciência de Materiais e Biologia Estrutural. Dentre os diferenciais da chamada, pesquisadores com propostas aprovadas poderão solicitar auxílio financeiro para deslocamento e hospedagem para realização de seus experimentos. Confira detalhes sobre os auxílios.
Processo de submissão
O acesso ao parque de microscópios do LNNano é oferecido sem custo para usuários acadêmicos, e o envio de propostas para instalações de Microscopia Eletrônica deverá ser realizado por meio da plataforma SAU Online escolhendo a instalação adequada ao objeto da pesquisa:
- SEM-FIB (Scanning Electron and Dual Beam Microscopes);
- TEM (Transmission Electron Microscopes for hard and soft materials);
- CRYO-EM (Cell and Biologia Estrutural).
Ainda no SAU Online, a etapa subsequente destina-se à escolha de Comitê Externo adequado (C1, C2 ou C3) que realizará a avaliação da proposta de pesquisa. Os comitês para cada instalação aberta são:
Instalações abertas | Comitês |
SEM-FIB (Scanning Electron and Dual Beam Microscopes | C1 – Materials Science and
C3 – Soft Matter |
TEM (Transmission Electron Microscopes for hard and soft materials) | C1 – Materials Science and
C3 – Soft Matter |
CRYO-EM (Cell and Structural Biology) | C2 – Cell and Structural Biology |
Critérios de submissão
É incentivada a inclusão de alunos (mestrado, doutorado etc.) nas propostas. No entanto, os alunos não podem submeter uma proposta sem um investigador sênior como investigador principal. Caso a proposta seja apresentada por aluno de doutorado, deverá conter um pesquisador sênior, preferencialmente o orientador do aluno, como pesquisador principal.
O SAU Online também é a interface para dar feedback sobre infraestrutura e serviços, bem como repositório de publicações relacionadas às pesquisas desenvolvidas com o uso das instalações de microscopia eletrônica do LNNano.
A publicação dos relatórios dos experimentos realizados em propostas anteriores no SAU Online por parte dos pesquisadores é obrigatória por ser critério importante de avaliação das propostas. Vale destacar a importância da atualização do currículo de pesquisa na plataforma Lattes com 24 horas de antecedência à submissão das propostas.
Datas importantes
- Período de submissão: 25 de setembro de 2023 a 29 de outubro de 2023
- Notificação dos resultados: janeiro de 2024
- Execução de propostas: fevereiro a dezembro de 2024
Sobre o CNPEM
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM. Por meio da Plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, os principais ambientes e atividades do Centro, visite: https://pages.cnpem.br/cnpem360/.