O Conselho de Administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em reunião realizada nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, deliberou o nome de Mario Murakami para ocupar o cargo de Diretor do Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR). Murakami atua no CNPEM há 17 anos e sucede o físico Eduardo Couto, que esteve na direção do LNBR por sete anos.
Quem é Mario Murakami?
Desde 2008 no CNPEM, Mário Murakami lidera um grupo em biocatálise e biologia sintética, atuando como Diretor Científico do LNBR desde 2018. Coordenou instalações científicas importantes nos Laboratórios Nacionais do Centro e, entre 2016 e 2017, foi Coordenador da Divisão Molecular do CTBE, configuração anterior do LNBR.
Suas pesquisas focam em temas centrais para a bioeconomia, como na despolimerização de resíduos agroindustriais e bioconversão microbiana, com publicações de alto impacto em periódicos como Nature, Nature Chemical Biology e Nature Communications, com quebras de paradigmas na área de glicobiologia aplicada e descobertas de mecanismos inéditos.
Ainda em fevereiro, a revista Nature publicou um estudo coordenado por Murakami, juntamente a pesquisadores do CNPEM e de universidades da França e Dinamarca, que relata a descoberta de uma nova classe de enzimas no solo brasileiro capaz de acelerar a desconstrução da celulose, que representa um dos principais avanços nas últimas décadas na área de bioenergia.
Mário coordena um projeto temático FAPESP nessa área e lidera projetos de PD de grande porte com empresas de Biotecnologia, além de programas interdisciplinares institucionais para solucionar desafios estratégicos do país em bioenergia e biorrenováveis.
Mario Murakami é membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, e vice-presidente da CTNBio/MCTI. Em 2023, recebeu o Prêmio EMBRAPII Pesquisador de Destaque, reconhecendo sua liderança em projetos de PD, dentre mais de 5000 pesquisadores da rede EMBRAPII.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. O CNPEM é responsável pela operação dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), e também pela Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).
Sobre o LNBR
O Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR) desenvolve pesquisa multidisciplinar de excelência em biocatálise e biologia sintética. Motivado pelas mudanças climáticas, poluição e perda da biodiversidade, o LNBR busca a substituição de fontes fósseis com o uso racional dos recursos naturais e no contexto da economia circular. Sua atuação se dá desde a escala laboratorial até a semi-industrial, promovendo o desenvolvimento de microrganismos, enzimas e tecnologias sustentáveis para produção de biocombustíveis, químicos e materiais. Suas atividades visam a transição energética e a descarbonização da economia; o mapeamento genético da biodiversidade brasileira, sua conservação e restauração; e o desenvolvimento de novos modelos de produção e consumo por meio da biotecnologia industrial. O LNBR faz parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).