G1 em 26/06/2018
Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações visitou o CNPEM nesta terça-feira (26).
Sem fixar uma data e citando a crise orçamentária do governo federal, o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, disse que a verba suplementar de R$ 200 milhões solicitada ao presidente Michel Temer (MDB) pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Matéria (CNPEM) para o Projeto Sirius está em estudo.
Kassab acompanhou, em Campinas (SP), a inauguração do novo prédio do Laboratório Nacional de Nanotecnologia do CNPEM.
Sirius, o mais avançado
O Sirius, laboratório de luz síncroton de 4ª geração projetado para ser o mais avançado do mundo, tinha a primeira volta de elétrons agendada para agosto, mas a data foi remanejada para o final do ano como adiantou o G1 devido à necessidade desta verba específica.
“A data [confirmação da verba de R$ 200 milhões] ainda não. Porque é muito perigoso dar uma data para uma obra grande. Eu estou na vida pública há muito tempo e nós sabemos que é uma responsabilidade muito grande, quando a gente define uma data. Porque na hora em que você define, todas as pessoas têm o direito e o dever de achar que a data deve ser cumprida e se planejam para aquela data. A data será dada no momento em que tivermos a certeza desta data ”, afirmou o ministro.
Para explicar a incerteza da data, o ministro fez questão de citar as dificuldades econômicas que o governo Temer enfrenta, mas negou que falta dinheiro e que seja preciso tirar dinheiro de algum ministério ou departamento federal para atender o pedido do laboratório.
“Não está faltando, até agora não faltou. Nós faremos todo o possível para que continue não faltando. (..)Volto a dizer com muito propriedade que o governo brasileiro não faltará para que o cronograma seja mantido“, disse.
Funcionando em 2019
O diretor do projeto Sirius, Antônio José Roque da Silva, disse que o laboratório estará em funcionamento e disponível para uso em 2019, mas confirmou que tiveram que se adequar à nova realidade neste período de espera pelos recursos federais. O diretor disse também que em julho espera uma notícia sobre a verba suplementar.
“Tivemos que fazer uma readequação em uma das etapas, principalmente ligada à última montagem do último acelerador, priorizando o que é o caminho crítico, que é a conclusão da obra, afirma o diretor.
O Sirius
A Suécia tem hoje o único laboratório da 4ª geração de luz síncroton operando no mundo, mas o Sirus está projetado para ter o maior brilho do mundo entre as fontes com sua faixa de energia. O laboratório será capaz que realizar pesquisas em dez segundos, quando hoje o normal são 10 horas com equipamentos mais modernos do mundo.
Nano
O ministro Gilberto Kassab inaugurou nesta terça-feira o novo prédio do Laboratório Nacional de Nanotecnologia do CNPEM. O edifício abrigará três microscópios eletrônicos de criomicroscopia de última geração que são dedicados à matéria mole e biologia estrutural, equipamentos de litografia e de elétrons e sala limpa para manofabricação de dispositivos.
De acordo com o diretor do laboratório, só em 2017, 700 pesquisadores de outros países se beneficiaram do equipamento, fora os pesquisadores locais.