Nove integrantes do Ministério da Educação estiveram em Campinas entre os dias 29 e 30 de julho para visitas ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, o CNPEM, que é financiado pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, e à Ilum Escola de Ciência, braço acadêmico do CNPEM, além da realização de reuniões e apresentações. O encontro teve a recepção do diretor-geral do CNPEM, José Roque, do diretor da Ilum, Adalberto Fazzio e de coordenadore. O principal objetivo da visita foi estabelecer diálogos sobre temas de interesse comum e apresentar aos integrantes do Ministério a infraestrutura do CNPEM tours guiados.

Integrantes do MEC e diretoria do CNPEM e Ilum durante visita (Divulgação/CNPEM)
Pelo MEC, participaram do encontro o Secretário de Educação Superior, Adilson Santana de Carvalho, o Diretor de Educação à Distância da CAPES, Antônio Carlos Rodrigues de Amorim, o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Claudio Alex Jorge da Rocha, a Coordenadora-Geral para Assuntos Finalísticos, Emanoele Vanessa Cortes Ribeiro, a Gerente de Projeto, Jaqueline Ribeiro Silva, a Coordenadora-Geral de Avaliação, Natália Aurélio Vieira, a Diretora de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, Rita Esther Ferreira de Luna, e o Diretor de Programa da Secretaria Executiva do MEC, Alexandre Brasil.
“Estávamos ansiosos para receber essa delegação do MEC para conhecer o CNPEM e, em particular, para mostrarmos a Ilum. Foi muito bom, o MEC esteve representado por várias Secretarias. Definimos algumas linhas de ações e, conjuntamente, vamos desenvolver nesse semestre alguns projetos para implementação nos próximos anos,” disse o diretor da Ilum, Adalberto Fazzio.
No primeiro dia do encontro, na parte da manhã, os visitantes apresentaram as principais políticas e programas do MEC. À tarde, foram expostas as competências científicas do CNPEM nas áreas de saúde, energia, novos materiais e sustentabilidade, além de visitas ao acelerador de partículas, o Sírius, e ao Laboratório de Nanotecnologia.
A manhã do segundo dia começou com a visita à Ilum. O diretor Adalberto Fazzio fez uma apresentação sobre os principais temas envolvendo a instituição e depois os coordenadores da Escola guiaram os visitantes pelos laboratórios e demais instalações.
Os trabalhos foram encerrados na quarta-feira (30) à tarde, no CNPEM, com um debate sobre as potencialidades de atuação do CNPEM para apoiar o MEC na implementação e efetivação de políticas públicas educacionais.
A ida à Ilum deixou os integrantes do MEC animados com a proposta inovadora de ensino: “É um projeto inovador, do ponto de vista da organização acadêmica, do processo de seleção, do acompanhamento completo, da experiência do ensino integral na Educação Superior e do projeto pedagógico. É uma experiência que pode servir de modelo de referência para outras experiências dentro da rede”, disse Adilson Santana de Carvalho, Secretário de Educação Superior do MEC.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).
Sobre a Ilum Escola de Ciência
A Ilum é uma escola de Ensino Superior gratuita, que emprega uma abordagem interdisciplinar para a formação de cientistas e profissionais em Ciência e Tecnologia. Com um modelo educacional inovador, o bacharelado de três anos oferece aulas em tempo integral, conectando Ciências da Vida, Ciências da Matéria, Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Humanidades para formar pesquisadores aptos a atuar de forma ética e colaborativa na busca por soluções às questões globais do século XXI. A Ilum é financiada pelo Ministério da Educação (MEC) e integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sua proposta de ensino oferece contato precoce com atividades experimentais, seja nos laboratórios didáticos da Ilum ou no CNPEM, em projetos desenvolvidos junto aos pesquisadores.