Sob o nome Multi-ômicas, nova instalação irá operar em fluxo contínuo; interessados podem submeter propostas a partir de 13 de janeiro
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), recebe propostas de pesquisa para uso dos equipamentos disponíveis na instalação Multi-ômicas que, a partir de 2025, passa a englobar as unidades de Sequenciamento de ácido nucleicos em larga escala (SEQ) e de Metabolômica (MET).
Pesquisadores interessados em realizar experimentos na instalação Multi-ômicas, operada pelo Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR) podem submeter seus projetos entre 13 de janeiro e 1 de novembro de 2025. A execução das propostas aprovadas acontecerá entre 3 de fevereiro e 12 de dezembro de 2025.
Sequenciamento de Alto Desempenho (SEQ)
A unidade SEQ é especializada no sequenciamento em larga escala de ácidos nucleicos (DNA/RNA).
A unidade possibilita a realização de estudos para avaliação da expressão gênica de diversos sistemas biológicos, sequenciamento de genomas, metagenomas, metatranscriptomas e marcadores moleculares (16S rDNA e ITS). A partir de 2025, a unidade passa a oferecer tecnologias para geração de long reads, utilizando equipamentos como PacBio Sequel IIe e minION Mk1C.
Além disso, o SEQ conta com uma equipe altamente qualificada que presta suporte aos usuários, desde o design experimental e preparo das amostras até o sequenciamento, garantindo monitoramento rigoroso em todas as etapas do processo. Interessados em utilizar os recursos de SEQ na instalação Multi-ômicas podem entrar em contato a coordenação do laboratório pelo e-mail ngs@lnbr.cnpem.br.
Metabolômica
A unidade MET é dedicada à análise de metabólitos em amostras biológicas complexas, utilizando espectrometria de massas acoplada à cromatografia líquida ou gasosa.
A metabolômica oferece uma visão abrangente do metabolismo dos organismos através da análise comparativa de perfis metabólicos entre indivíduos e/ou populações sujeitos às diferentes condições genéticas, ambientais ou patológicas.
Interessados em utilizar os recursos de MET na instalação Multi-ômicas podem entrar em contato a coordenação da unidade pelo e-mail metabolomica@lnbr.cnpem.br.
Submissão de Propostas
Pesquisadores poderão submeter propostas de pesquisa exclusivamente pelo sistema SAU Online escolhendo as técnicas adequadas à execução da proposta. Antes da submissão da proposta recomenda-se entrar em contato com os coordenadores das unidades SEQ e/ou MET, através dos contatos ngs@lnbr.cnpem.br e metabolomica@lnbr.cnpem.br, respectivamente, para entendimento prévio dos insumos e reagentes necessários para cada experimento de interesse.
Processo de avaliação
As propostas serão avaliadas por um comitê científico interno passando por avaliações de viabilidade técnica, mérito científico e segurança das amostras.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. O CNPEM é responsável pela operação dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), e também pela Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).