Interessados que manifestaram interesse em trazer grupos estudantis ao CNPEM, no dia 30 de maio, devem emitir tíquete para acesso ao evento
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) iniciou nesta segunda-feira, 24 de março, a comunicação com os responsáveis que manifestaram interesse em visitar o campus durante o dia exclusivo para grupos de estudantes durante o Ciência Aberta 2025. Os grupos serão acolhidos no CNPEM na sexta-feira, 30 de maio, das 9h às 15h.

Ciência Aberta 2025 ocorrerá nos dias 30 e 31 de maio; dia 30 será dedicado exclusivamente a grupos de estudantes e excursões
O link, individual e enviado apenas àqueles que preencheram corretamente o cadastro durante o período de manifestação de interesse, ficará disponível até que a capacidade seja atingida – ao todo foram disponibilizados 300 tíquetes para grupos escolares.
As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e, caso algum grupo não confirme a presença, a vaga poderá ser ocupada por outro manifestante. A conclusão da inscrição definitiva gerará um comprovante, enviado por e-mail, contendo um QR code e demais instruções necessárias para a participação no evento. Outras informações destinadas a grupos estudantis e excursões podem ser conferidas na página exclusiva.
Recorde de interessados
O Ciência Aberta, evento do CNPEM que abre seus laboratórios para visitação, registrou um número recorde de inscrições para o dia dedicado a instituições de ensino e excursões. Foram mais de 600 manifestações de interesse, resultando em um número estimado de 50 mil visitantes. A exemplo dos anos anteriores, porém, o evento deverá atender cerca de 20 mil pessoas na sexta-feira visando o conforto dos visitantes e em respeito à capacidade de atendimento.
As manifestações de interesse em visitar o Ciência Aberta 2025 vieram de 10 estados do país, sendo que 30 mil possíveis visitantes nunca estiveram no CNPEM. Dos quase 50 mil interessados em participar do evento, apenas 13 mil são de Campinas.
Dia aberto ao público geral
O evento também contará com um dia aberto ao público em geral, no sábado, 31 de maio de 2025. Para esse dia, não haverá necessidade de inscrição antecipada, mas a entrada estará sujeita à capacidade máxima do local. Caso o limite seja atingido, o acesso ao campus do CNPEM será restringido.
Infraestrutura e estacionamento
O CNPEM disponibilizará espaço gratuito para estacionamento nos dois dias de evento. Contudo, o espaço estará sujeito à lotação. Detalhes podem ser consultados na página de grupos.
Sobre o CNPEM
O CNPEM compõe um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Organização social supervisionada pelo MCTI, o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no Brasil, o CNPEM desenvolve o Projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos.
As atividades técnico-científicas do CNPEM são executadas pelos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além da Ilum Escola de Ciência, um curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).