Bioinfood – Soluções Biotecnológicas para a Indústria de Alimentos
A BIOINFOOD é uma startup deep tech brasileira, especializada no desenvolvimento de leveduras e bioprocessos industriais por biotecnologia aplicada e acessível. Tecnologia proprietária combina ferramentas estado-da-arte em engenharia metabólica e bioprocessos, que permitem máximizar o rendimento e a produtividade de soluções atuais, além de criar e viabilizar novos produtos, novos processos ou novas verticais em biotecnologia.
No PACE, a BIOINFOOD desenvolve um projeto voltado ao aperfeiçoamento de microrganismos industriais para o Etanol de Milho, utilizando a expertise e os recursos de caracterização e bioprocessos do CNPEM para acelerar a validação e a aplicação de suas leveduras em escala produtiva. A iniciativa busca ampliar a eficiência dos processos fermentativos e oferecer novas soluções ao setor de biocombustíveis.
“O acesso à infraestrutura e à equipe do CNPEM via PACE estão gerando avanços tecnológicos significativos, além de promover trocas enriquecedoras sobre inovação, empreendedorismo e indústria.”
Future Cow – Proteínas do Leite por Fermentação de Precisão
A Future Cow atua no desenvolvimento de proteínas do leite produzidas sem animais, por meio de fermentação de precisão. Utilizando microrganismos programados para sintetizar proteínas lácteas, como caseína e whey, a startup busca oferecer ingredientes sustentáveis, com menor impacto ambiental e alto potencial de inovação para a indústria de alimentos.
No PACE, a Future Cow realiza um projeto de maturação tecnológica voltado à otimização de linhagens microbianas e processos fermentativos, com apoio das plataformas avançadas do CNPEM. O objetivo é acelerar a obtenção de proteínas com propriedades funcionais equivalentes às de origem animal, ampliando a escalabilidade e a competitividade dessa tecnologia no mercado.
“A participação no PACE é fundamental para a Future Cow acessar infraestrutura de planta-piloto em ambiente relevante e aprimorar nossos processos fermentativos, acelerando o avanço tecnológico e o aumento de TRL da nossa plataforma.”
AG3 – Inovação em Saúde Bucal
A AG3 é uma Deeptech focada no desenvolvimento de produtos inovadores para a atenção à saúde bucal. Seu trabalho combina pesquisa científica e tecnologias emergentes para propor soluções mais eficazes, seguras e acessíveis para os dentistas. Desenvolveu formulações que permitem tratar a cárie sem o uso de broca nem a aplicação de anestesia.
Por meio do PACE, a AG3 desenvolve um projeto de validação e desenvolvimento de novas formulações, utilizando tomografia (MOGNO/Sirius), espectroscopia de infravermelho acoplada a microscopia de força atômica (Imbuia/Sirius). Também estão sendo realizados experimentos de validação e nanotoxicologia no Nanotox/LNNano. O apoio visa acelerar o desenvolvimento de novos produtos, possibilitando sua futura inserção no mercado e contribuindo para a melhoria da saúde pública.”
“A participação no PACE possibilita à AG3 ter acesso a uma infraestrutura comparável às melhores do mundo, tornando possível compreender fenômenos e desenvolver novos produtos.”
Impacto esperado
A primeira edição do PACE reforça o compromisso do CNPEM com a promoção da inovação científica e tecnológica no país, apoiando soluções com alto potencial de impacto econômico, ambiental e social. Ao aproximar startups DeepTechs de sua infraestrutura de pesquisa e de suas equipes multidisciplinares, o CNPEM contribui para transformar descobertas científicas em novos produtos, processos e serviços que beneficiem a sociedade e fortaleçam o ecossistema nacional de ciência, tecnologia e inovação.