Agência FAPESP em 01/12/2016
LINK: https://agencia.fapesp.br/goncalo_amarante_guimaraes_pereira_assume_a_diretoria_do_ctbe_/24416/
Gonçalo Amarante Guimarães Pereira foi empossado no cargo de diretor do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, em 10 de novembro.
Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em Genética Molecular pela Universidade de Dusseldorf, Gonçalo é professor titular da Universidade de Campinas (Unicamp) e coordenador do Laboratório de Genômica e Expressão da Unicamp. Foi um dos sócios-fundadores e diretor científico da GranBio, empresa que inaugurou a primeira usina comercial de etanol de segunda geração no Brasil. Possui 28 patentes, sendo quatro internacionais, e 126 artigos publicados em periódicos internacionais de alto impacto.
“O CTBE tem os instrumentos necessários para converter a ciência brasileira em desenvolvimento tecnológico”, afirmou à Assessoria de Comunicação do CNPEM. Segundo o novo diretor, a bioenergia é o futuro. “Minha grande meta é transformar o CTBE em referência mundial em bioenergia”, completou.
Repercussão: Revista Amazônia Online; Plantão News