O Curso Introdutório FLUKA, organizado pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em Campinas, SP, acontecerá entre os dias 23 de janeiro e 08 de março de 2023.
O FLUKA é um código Monte Carlo de interação e transporte de fótons, hádrons (ex.: prótons e nêutrons), e léptons (ex.: elétrons e pósitrons) amplamente utilizado nas mais diversas áreas como cálculos de blindagem, dosimetria, física de partículas, design de detectores, etc. (site oficial: https://fluka.cern/). No curso, serão apresentados, de forma teórica e prática, os principais tópicos para realização de simulações com o FLUKA via interface gráfica Flair para diferentes aplicações e dicas com a experiência durante os anos de uso do código no CNPEM em diversas aplicações.
Serão abordados desde os tópicos básicos necessários, como definição da geometria, do feixe e de detectores, até aplicações específicas como uso de rotinas de usuário e simulação em clusters. Baseado no material do curso introdutório que foi oferecido pelo CERN em 2022, a carga horária estimada é de 30 horas distribuídas em aulas de cerca de 2 horas, três vezes por semana. Para obter o certificado de participação, é necessária a presença em pelo menos 75% do curso.
O curso será ministrado em português. As vagas são limitadas e o critério de seleção será por ordem de inscrição. Pré-requisitos: este curso é voltado para estudantes e profissionais com conhecimentos básicos de física das radiações. Não é necessária a experiência prévia com a ferramenta, mas recomenda-se o acompanhamento prático do curso e a realização de todas as atividades hands on para um bom aproveitamento do conteúdo.
É esperado que o inscrito tenha um computador com sistema operacional Linux (ou vm/docker) com o FLUKA (versão 4-3.0 disponível em: https://fluka.cern/download/latest-fluka-release) e Flair (versão 3.2-0 disponível em https://flair.web.cern.ch/flair/download.html) previamente instalados e funcionando propriamente para o curso.