- Este evento passou.
Ciência Aberta
21 maio, 2016 @ 10:00 - 15:00
O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) comemorará os 20 anos da primeira volta de elétrons em sua fonte de luz síncrotron com o evento “Ciência Aberta”. A celebração acontecerá no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas – SP, no sábado, 21 de maio, das 10 às 15 horas. O evento, gratuito e aberto ao público, contará com visitas guiadas às instalações do LNLS, espaço dedicado à manipulação de microscópios, praça de alimentação com food trucks, palestras informais no formato “Chopp com Ciência”, brinquedos para recreação infantil, além da presença do Caminhão Oficina Desafio, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
O público poderá conhecer o funcionamento e as utilidades das fontes de luz sincrotron, visitando as instalações do LNLS. Haverá duas opções de roteiro, um tour expresso, com 15 minutos de duração, e uma rota estendida, com visitação aos prédios de apoio e de controle. Ao final das visitas, os participantes poderão observar, em microscópios, materiais do cotidiano, como cristais de açúcar, sal, areia, insetos, fios de cabelo, ovos de peixe, micro-organismos presentes na água, dentre outros.
Veja a programação completa no site do evento
https://pages.cnpem.staging.wpengine.com/cienciaabertalnls
Sobre o Sirius
Com mais de 500 m de circunferência, o Sirius será a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País. A nova fonte de luz abrirá novas perspectivas de pesquisa em áreas como ciência dos materiais, nanotecnologia, biotecnologia, física, ciências ambientais e muitas outras. A construção do projeto, no campus do CNPEM, segue de acordo com do cronograma inicial, com cerca de 20% das obras já concluídas. Em dois anos, deve ocorrer a primeira volta de elétrons no Sirius. A abertura da fonte de luz acontecerá um ano depois, em 2019. Leia o release completo