De 27 a 29 de outubro, o Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) será sede da iniciativa I Itinerant Biorenewables School: Integrated Approaches in Synthetic Biology for Biofoundries, promovido pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).
O curso tem como foco profissionais, pesquisadores e estudantes que sejam entusiastas da biotecnologia e de áreas afins. Ao longo dos três dias de evento, os participantes terão acesso a uma programação bastante completa que inclui como palestrantes professores da própria Ufal e seis pesquisadores do CNPEM.
A iniciativa será comandada, em grande parte, pelo Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR), que é um dos quatro laboratórios nacionais que compõem o CNPEM, e que é referência global em estudos sobre biotecnologia – sempre visando enfrentar os desafios da transição para uma economia sustentável de base biológica.
Afinal, a biotecnologia e a biologia sintética têm se consolidado como áreas estratégicas, fomentando alternativas sustentáveis para os desafios globais relacionados à produção de alimentos, energia e insumos renováveis. Nesse cenário, o curso itinerante de curta duração visa promover e capacitar pesquisadores, e impulsinar o diálogo e a colaboração científica, reforçando a estruturação de uma rede de pesquisa nacional, e fortalecendo o interesse no tema e a formação de novos talentos nessa área do conhecimento.