
Estudantes premiados durante encontro da SBPMat em Salvador (BA). Foto: B-MRS Meeting
Estudante e pesquisadores das mais diversas áreas de pesquisa em materiais se reuniram de 28 de setembro a 2 de outubro em Salvador (BA), para o encontro anual da Sociedade Brasileira de Materiais (SBPMat). Com extensa programação científica, o evento teve apoio institucional do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e participação ativa de diversos dos seus colaboradores.
Durante os dias de evento, o encontro da SBPMat contou com apresentações de mais de 1900 pôsteres, sete minicursos, sete plenárias e 22 simpósios. Boa parte dos debates científicos fica distribuído em simpósios temáticos, que são organizados por profissionais convidados de diversas instituições e que têm a missão de agrupar trabalhos relevantes de temas como nanotecnologia, inteligência artificial, materiais renováveis, novas fontes de energia e muitas outras. Rafael Furlan de Oliveira, líder da divisão de Dispositivos do LNNano, foi um desses coordenadores para o simpósio voltado a dispositivos e sensores, intitulado “Molecular and Polymer-based Materials and Devices for Next-generation Organic Electronics and Bioelectronics”
Inúmeros pesquisadores e estudantes da graduação e pós-graduação, que atuam nas unidades de pesquisa do CNPEM, participaram das sessões de pôsteres e comunicação oral ao longo do evento, apresentando seus trabalhos científicos.
Durante a cerimônia de encerramento, no dia 2 de outubro, seis prêmios foram entregues a quatro estudantes ligados ao CNPEM, como melhores trabalhos em suas respectivas sessões, nas modalidades Comunicação Oral e Pôster. O Bernhard Gross Award é entregue pela própria SBPMat, enquanto outros dois prêmios são oferecidos em parceria com a American Chemical Society (ACS) e a Royal Society of Chemistry (RSC).
Três egressos da Ilum foram agraciados com o Bernhard Gross Award nesta edição do evento. São eles:
- Rafaella Tamyres Siqueira Gonçalves, cujo trabalho foi selecionado como melhor pôster para dois prêmios, o Bernhard Gross e o da ACS, com o título “Exploring hollow carbon spheres and molybdenum disulfide supported on pyrolized paper for green hydrogen generation and storage”;
- Gabriel Xavier Pereira, eleito como melhor pôster com o trabalho “Halide ‘perovskenes’: a study on mechanical and thermodynamic stability of these emergent materials” e;
- Pedro Henrique Machado Zanineli, premiado pela melhor comunicação oral, com o trabalho “Advances in understanding the complex dynamics of (nano)ceramics with machine learning interatomic potentials”.
Além dos ex-alunos da Ilum, também o estudante de doutorado em Química pela Unicamp e associado ao grupo Paineira, do LNLS, Guilherme Boenny Strapasson, foi agraciado com duas premiações, Bernhard Gross e ACS, pela comunicação oral do trabalho “Tuning the exsolution of multimetallic particles from high-entropy oxides”.

CNPEM participou com estande institucional durante o evento. Foto: B-MRS Meeting
O CNPEM também participou como apoiador do evento e contou com um estande institucional onde os participantes tinham a oportunidade de saber informações sobre o programa de usuários, detalhes sobre as infraestruturas de pesquisa disponíveis para uso da comunidade científica e de empresas e de se cadastrar na lista de comunicação, onde poderão receber novidades sobre o CNPEM e sua infraestrutura, o calendário de chamada para as instalações abertas, eventos científicos e oportunidades diversas. Faça parte também da nossa Newsletter.
Sobre o evento
O 23º encontro da SBPMat – B-MRS Meeting reuniu 2100 participantes de 25 estados brasileiros e de 36 outros países. A tradicional reunião é dedicada a avanços recentes e perspectivas futuras da Ciência dos Materiais e de tecnologias relacionadas. O evento é uma excelente oportunidade para reunir cientistas, engenheiros e estudantes do meio acadêmico e do setor produtivo para discutir o estado da arte das descobertas na área.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).






