Cinco estudantes da Ilum Escola de Ciência fizeram uma apresentação no AFM Workshop, evento organizado pelo CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) e que tem o objetivo de promover uma introdução às técnicas de microscopia de varredura por sonda, suas diferentes aplicações, além de atualizações da tecnologia nesta área.
Em apresentação com o título “Scanning Probe Microscopy (SPM) na graduação”, os estudantes do primeiro ano, Brenda Laube Abrunhosa, Edelio Gabriel Magalhães de Jesus, Luiza Davoli, Sarah Santos Silva e Vitor Araujo Bairral, com o auxílio do analista de laboratório, Alessandro de Souza Morato, falaram sobre como estas técnicas avançadas de caracterização de materiais são utilizadas no contexto de primeiro ano de graduação. Os alunos mostram os resultados obtidos em disciplinas e explicam o funcionamento destas técnicas. Ao final, os jovens também fazem uma breve explicação sobre a Ilum e o bacharelado em Ciência e Tecnologia oferecido pela Escola.
Participaram do encontro estudantes de pós-graduação, pesquisadores, técnicos e profissionais envolvidos em pesquisa, ensino e inovação. Eles tiveram a oportunidade de conhecer a versatilidade das técnicas de microscopia de varredura por sonda (SPM), em especial as aplicadas pelo CNPEM à comunidade científica em suas instalações abertas.
Sobre a Ilum Escola de Ciência
A Ilum é uma escola de Ensino Superior gratuita, que emprega uma abordagem interdisciplinar para a formação de cientistas e profissionais em Ciência e Tecnologia. Com um modelo educacional inovador, o bacharelado de três anos oferece aulas em tempo integral, conectando Ciências da Vida, Ciências da Matéria, Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Humanidades para formar pesquisadores aptos a atuar de forma ética e colaborativa na busca por soluções às questões globais do século XXI. A Ilum é financiada pelo Ministério da Educação (MEC) e integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sua proposta de ensino oferece contato precoce com atividades experimentais, seja nos laboratórios didáticos da Ilum ou no CNPEM, em projetos desenvolvidos junto aos pesquisadores.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).