Iniciativa promove imersão de educadores no ambiente tecnológico e científico do campus do CNPEM, em Campinas (SP)
Foi dada a largada: a 8ª edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2026) está com as suas inscrições abertas. A iniciativa ocorre de 12 a 17 de janeiro de 2026 e é promovida pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), contando com o com apoio da Sociedade Brasileira de Física (SBF).
A ESPEM é voltada para professores de Física, Química e Biologia que atuam no Ensino Médio das redes pública ou privada de ensino, e acontece no próprio campus do CNPEM, em Campinas (SP). As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas no período de 20 de agosto a 15 de setembro de 2025, no site da ESPEM.
Imersão em ciência de ponta
Durante os seis dias de evento, os educadores selecionados terão acesso a aulas teóricas e práticas ministradas por especialistas do CNPEM, e palestras de convidados das áreas de educação e ciência. Além disso, a ESPEM inclui visitas às instalações do CNPEM, incluindo o Sirius, a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil
O foco é introduzir esses professores às pesquisas e desenvolvimentos em luz síncrotron, biociências, nanotecnologia, engenharia e biorrenováveis, além de difundir o curso superior em Ciência, Tecnologia e Inovação ofertado pela Ilum Escola de Ciência. Este evento também é uma ótima oportunidade de troca de experiências, estratégias de ensino e conhecimentos entre os participantes dos quatro cantos do país.
Processo de seleção dos participantes e subsídios concedidos
Para garantir a inclusão de professores de todo o território brasileiro, o CNPEM custeará, total ou parcialmente, as despesas de transporte, hospedagem e alimentação dos educadores selecionados.
O comitê organizador da ESPEM 2026 buscará compor a turma utilizando critérios como distribuição equalitária entre as áreas de atuação (Física, Química ou Biologia); regionalidade; diversidade de gênero; motivação e atuação em atividades de extensão, projetos didáticos e eventos. Mais detalhes sobre esses pontos, e sobre os subsídios que podem ser concedidos, estão no edital.
ESPEM 2026
- Prazo de inscrições: 20 de agosto a 15 de setembro de 2025
- Data de realização do evento: 12 a 17 de janeiro de 2026
- Vagas: até 60 (sessenta)
- Podem se inscrever: Professores de Física, Química e Biologia do ensino médio das redes pública (municipal, estadual ou federal) ou privada de todo o Brasil. Mais detalhes no edital.
- Inscrições pelo site oficial da ESPEM 2026.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).