Estudantes de 13 estados do Brasil compõem os 40 alunos da segunda turma da Ilum; 50% são de escola pública e 37,5% do Nordeste
A Ilum Escola de Ciência, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), recebeu os 40 candidatos aprovados no processo seletivo para a sua segunda turma. O processo de seleção recebeu um total de 1.185 inscrições. Entre os aprovados na primeira chamada 37,5% são do Nordeste e há estudantes 13 estados do Brasil.
As aulas começam no dia 6 de março, no campus da Ilum, em Campinas-SP. O curso de Ciência e Tecnologia da Ilum é gratuito, aprovado pelo MEC e tem a nota máxima do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
“Há estudantes muito talentosos por todo o Brasil, com verdadeira vocação para a ciência, e ficamos muito felizes de ter essa diversidade entre os aprovados, e poder contribuir para o desenvolvimento desse potencial”, afirmou Adalberto Fazzio, diretor da Ilum.
Júlia veio do Sergipe para fazer o bacharelado em Ciência e Tecnologia e compartilhou as suas expectativas para o curso: “Eu conheci a Ilum através de recomendação de um amigo, porque teve a cápsula da ciência lá em Lagarto, no interior de Sergipe. Nessa cápsula ocorreram divulgações a respeito de projetos do CNPEM acabaram apresentando como funciona a faculdade, quais são as vantagens e tudo que é ofertado para a gente. Com isso, eu acabei me interessando. Eu estou muito animada para realizar o bacharelado e eu tenho uma expectativa muito positiva no sentido de realmente entrar na área da pesquisa, então a partir do momento em que eu vou começar a estudar aqui eu vejo muito essa questão de produzir ciência, produzir pesquisa e contribuir de alguma forma para não somente a mim mas também para toda a comunidade”

Turma 2023 Ilum / Foto: Divulgação/CNPEM
Escola inovadora
A Ilum é uma escola que nasceu com uma proposta pioneira de ensino da ciência com o objetivo de formar, de forma precoce, em três anos e com aulas em período integral, uma nova geração de cientistas e pesquisadores, além de especialistas em áreas como inteligência artificial, machine learning e ciência de dados. A metodologia também é inovadora, baseada no ensino ativo e em projetos focados na resolução de problemas de forma interdisciplinar.
“As questões que desafiam a ciência hoje, na saúde, no clima, na agricultura, no desenvolvimento de materiais e várias outras, exigem um cientista que consiga pensar em soluções não de forma segmentada em disciplinas, mas considerando todas as áreas de forma integrada porque envolvem os vários campos do conhecimento. Pegando, por exemplo, o clima, tem matemática, química, biologia envolvidas e mesmo áreas das ciências humanas, com o impacto sobre as populações. Queremos que nossos alunos estejam preparados para lidar com essas questões, que sejam profissionais preparados para o futuro”, afirma Fazzio.
A formação na Ilum é baseada em uma forte base conceitual das diferentes áreas da ciência e da linguagem matemática e aplicação desses conceitos na prática. Desde o início do curso, os alunos têm acesso aos laboratórios didáticos avançados da escola, com equipamentos como microscópios de força atômica, de tunelamento e ópticos, espectrômetros Raman, laboratórios de computação e úmido etc. “Nossos alunos terão toda a infraestrutura para que se tornem pesquisadores desde o primeiro semestre do curso”, destaca Nelson Studart, coordenador acadêmico da Ilum.
O curso inclui ainda imersões no CNPEM, a maior infraestrutura de pesquisas do País, onde terão contato direto com os pesquisadores e trabalhos científicos de fronteira, e poderão usar os mais modernos laboratórios para desenvolver seus projetos. “Essa é uma oportunidade única. Eles não só terão a vivência com a pesquisa de ponta, mas poderão fazer networking com centenas de cientistas. Em outros países, para entrar num laboratório do nível do CNPEM, geralmente, é só para conhecer”, diz Fazzio.
Os aprovados terão moradia, alimentação e transporte à Ilum e ao campus do CNPEM gratuitamente. Os estudantes que desejarem já poderão ocupar as quitinetes a partir do dia 3, quando começa o período de matrículas. Os alunos receberão ainda, no início do curso, um laptop com todos os softwares necessários para a rotina acadêmica.
Serviço
Ilum Escola de Ciência
Curso de Bacharelado em Ciência, Tecnologia e Inovação
Duração do curso: três anos
Onde fica: Rua Lauro Vannucci, 1.020, Parque Santa Cândida, Campinas-SP
Infraestrutura: ocupa uma área de 2,1 mil metros quadrados, com dois andares, quatro salas de aula com estações de trabalho para grupos de seis alunos, equipadas com recursos audiovisuais e multimídia, laboratório úmido, laboratório seco para atividades práticas de física e computação, laboratório de equipamentos especiais (com microscópios de força atômica, microscópios de tunelamento e espectrômetro Raman), laboratório de biomicroscopia (com microscópios para estudos de biologia), estúdio para gravação e edição de vídeos, sala de estudos, biblioteca e área de convivência com lanchonete.
Sobre a Ilum Escola de Ciência
Com proposta inovadora para a formação de futuros cientistas, a Ilum Escola de Ciência é uma iniciativa do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Organização Social sob supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Sem fins lucrativos e gratuita para os alunos, conta com financiamento do Ministério da Educação (MEC), com início da primeira turma em 2022. A Ilum oferece o curso superior em Ciência e Tecnologia, nível bacharelado, com três anos de duração, em período integral. Nota máxima pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o curso proporciona uma sólida base científica, de forma interdisciplinar, e imersões desde o primeiro semestre no CNPEM. A grade curricular abrange disciplinas nas áreas de ciência da vida, ciência da matéria, ciência de dados, linguagens matemáticas e humanidades, para uma formação integral de seus alunos, baseada na ética e na cooperação na busca por respostas e soluções às questões globais do mundo moderno.
Sobre o CNPEM
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM. Por meio da Plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, os principais ambientes e atividades do Centro, visite: https://pages.cnpem.br/cnpem360/..