Recente adesão do Brasil como membro associado ao CERN, abre novas perspectivas de negócios para a indústria nacional. Inscrições vão até 21 de novembro
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), sedia, em 29 de novembro, um evento, promovido em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que apresentará oportunidades de colaboração entre empresas e indústrias brasileiras e o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN). O evento integra as ações que competem ao Oficial de Integração Industrial (ILO), Sr. Rafael Navarro, recentemente nomeado pelo MCTI, e deve reunir representantes do MCTI, do setor produtivo, associações e entidades ligadas à inovação, assim como times técnicos do CERN e do CNPEM.
Em 2024, o Brasil tornou-se Estado Membro Associado do CERN, sendo o único país da América Latina a integrar a instituição. A adesão, além de fortalecer a cooperação científica internacional, abre portas para empresas nacionais interessadas em expandir seus negócios. A adesão permite que empresas e indústrias nacionais tenham a oportunidade de fornecer ao CERN, desde equipamentos de alta tecnologia até itens de consumo.
Com o direito de participar de licitações para o fornecimento de serviços e materiais ao CERN, a indústria brasileira tem a chance de expandir seus negócios em colaboração com uma das principais instituições científicas do mundo. Para apoiar esse processo, as empresas brasileiras contarão com o suporte de equipes do CERN, profissionais indicados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e especialistas do CNPEM.
O encontro a ser realizado em Campinas (SP) é um convite para que empresas e indústrias do Brasil, de todos os portes, possam explorar novas fronteiras e oportunidades de negócio no cenário científico internacional. Interessados devem se inscrever no site do CNPEM, até 21 de novembro.
Agenda Preliminar
Horário | Atividade |
9h30 – 10h20 | Recepção & Abertura |
10h30 – 11h | Sobre o CERN |
11h10 – 11h40 | Sobre o CNPEM |
11h50 – 12h50 | Oportunidades de negócio |
13h – 14h | Almoço |
14h10 – 15h | Visita ao Sirius |
Serviço
Quando: 29 de novembro de 2024, a partir das 9h30
Local: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Campinas, SP
Sobre o CNPEM
O CNPEM compõe um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo MCTI, o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País, o CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação.
Sobre o CERN
Os físicos e engenheiros do CERN utilizam os maiores e mais complexos instrumentos científicos do mundo para estudar os constituintes básicos da matéria – partículas fundamentais. Partículas subatômicas são feitas para colidir entre si a uma velocidade próxima à da luz. O processo nos dá pistas sobre como as partículas interagem e fornece insights sobre as leis fundamentais da natureza. O CERN busca avançar os limites do conhecimento humano, investigando os menores blocos de construção do nosso universo. Os instrumentos usados no CERN são aceleradores e detectores de partículas especialmente construídos. Os aceleradores impulsionam feixes de partículas a altas energias antes que os feixes colidam entre si ou com alvos estacionários. Os detectores observam e registam os resultados destas colisões.