Programa Institucional de Visitas do CNPEM tem como objetivos: inspirar a entrada de jovens em carreiras científicas e tecnológicas; divulgar o CNPEM, enquanto uma instituição de referência do fazer científico; aproximar o Centro de potenciais usuários das instalações científicas disponíveis, sejam eles de instituições de ensino e pesquisa ou de empresas, e despertar sentimentos de pertencimento, orgulho e reconhecimento da ciência feita no Brasil.

Nesta página, você encontra o formulário de agendamento para grupos de estudantes do Ensino Médio, Técnico e Superior. As visitas são realizadas semanalmente, sempre às quartas-feiras, em dois horários por dia. Consulte as datas e os horários disponíveis no formulário de agendamento a seguir.

Atualmente o roteiro de visitas é realizado no Sirius, único acelerador de elétrons da América Latina, projetado e desenvolvidos por brasileiros. Ao longo do trajeto, além de conhecer mais sobre o mais complexo projeto da ciência brasileira,  os visitantes terão contato com as frentes de pesquisa do CNPEM, desenvolvidas nos Laboratórios Nacionais e na Ilum.

Grupos de empresas interessados em estabelecer parcerias e colaborações com o CNPEM podem seguir para o formulário abaixo.

Visitas individuais ou de grupos pequenos (de até 10 pessoas) atualmente não são contempladas na agenda semanal. O CNPEM possui outras iniciativas direcionadas ao público, como o tour virtual CNPEM 360 e o evento Ciência Aberta. Para saber mais sobre estas e outras iniciativas acompanhe nossas redes sociais.

Informações importantes

Duração das Visitas: cerca de 1h30

Local da visita: campus do CNPEM, prédio do Sirius

Idioma: Português

As visitas são gratuitas, nenhuma taxa é cobrada pelo CNPEM. O transporte fica a cargo dos visitantes.

Grupos de Visitas

  • Máximo de 40 pessoas por grupo
  • Idade recomendada: 12+
    (Grupos de estudantes menores de idade deverão ser acompanhados obrigatoriamente de 1 adulto responsável)

Não há serviço de alimentação para grupos de visitantes do Programa  

Roupas recomendadas:
calças compridas e sapatos fechados para caminhada
 

Todas as visitas são guiadas exclusivamente por profissionais do Centro.

O agendamento deverá ser efetuado exclusivamente pelo formulário desta página. 

A entrada de grupos de estudantes no CNPEM é vinculada à assinatura de um termo de responsabilidade pela instituição visitante. O documento é enviado pelo CNPEM no processo de confirmação do agendamento da visita.

Interessado envia o formulário de solicitação de visita

Solicitante recebe uma cópia das informações submetidas no formulário

Esta notificação é automática e deve ser recebida logo que o formulário for submetido. Adicione o remetente “@cnpem.br à sua lista de endereços confiáveis para evitar mensagens na caixa de spam ou lixo eletrônico.

O CNPEM avalia o pedido de visita e envia a confirmação ou cancelamento para o solicitante

Atenção: o ideal é que o solicitante considere, pelo menos, uma semana de intervalo entre a data de solicitação e a data de realização da visita, para melhor organização.

Solicitante recebe a confirmação e envia informações sobre o grupo de visita

No momento da confirmação, pedimos “nome completo” e um número de identificação (RG, CPF ou passaporte) de todas pessoas que compõe o grupo. O solicitante deve enviar as informações com até 48 horas de antecedência da data da visita.

Atenção! O não envio das informações requisitadas por email no prazo estipulado pode ocasionar o cancelamento da visita.

Realização da visita

Formulário de solicitação de visita

"*" indica campos obrigatórios

Categoria de Ensino*
Ex.: CNPEM - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
Referente à instituição de ensino
Referente à instituição de ensino
Hidden
Interesse da visita*
Indique um ou mais locais de maior interesse do grupo de visitas
Hidden
Booking services (oculto)

Fevereiro 2023

DomSegTerQuaQuiSexSáb
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728

Fevereiro 8, 2023

Fevereiro 15, 2023

O campo quantidade de visitantes deve ser preenchido com máxima exatidão: determine precisamente o número de pessoas que deseja que o acompanhe durante sua visita ao campus
Sobre o agendamento*
Newsletter CNPEM

CNPEM 360

O Tour Virtual do CNPEM oferece aos visitantes uma experiência imersiva, com funcionalidades inspiradas nas mais modernas exposições virtuais de museus e universidades. O CNPEM 360 reúne mais de 40 imagens panorâmicas e 150 pontos de conteúdo multimídia, como vídeos, fotos, infográficos, imagens produzidas por drone e animações, além de apresentações dos profissionais do CNPEM.

Financiado com recursos do Programa Ciência na Escola, promovido pelo MCTI e MEC, o CNPEM 360 foi projetado para apresentar as atividades do CNPEM, exaltar a criatividade e reverenciar a ciência brasileira!

Ciência Aberta

O CNPEM promove anualmente, desde 2016, o evento “Ciência Aberta”, no qual o campus e suas instalações científicas são abertas para o público durante um sábado, com a realização de dezenas de atividades gratuitas, como visitas, oficinas, mostras, palestras e workshops.

O público do evento cresce a cada ano, tendo atingido 16 mil pessoas na última edição, em 2019. A iniciativa foi suspensa devido à pandemia de COVID-19 e deve ser retomada em 2023. Confira o vídeo do último Ciência Aberta.

Multimídia

O valor da ciência

A ciência está em tudo. É o conhecimento que faz a humanidade evoluir e ilumina os caminhos para o futuro. Essa luz também vem do Brasil. O CNPEM apresenta “Valor da Ciência”, nossa visão para pesquisa e desenvolvimento no Brasil e no mundo.

CNPEM Origens | ep. 1

A série “Origens” apresenta frentes de atuação do CNPEM através de falas de seus parceiros. A série é composta por quatro episódios que colocam em destaque as visões e palavras de quem usa, contribui, pesquisa e inova com o CNPEM.

Webdoc Sirius | ep. 1

O webdocumentário “Sirius: Acelerando o futuro da Ciência” é composto por sete episódios independentes que explicam os principais desafios envolvidos no desenvolvimento da maior infraestrutura científica já construída no Brasil.

Por dentro do CNPEM

O anuário Por Dentro do CNPEM é uma publicação bilíngue destinada ao público geral, que apresenta destaques e realizações importantes do Centro e de seus colaboradores nos anos anteriores. Um levantamento de artigos de destaque, eventos, novas tecnologias e matérias relevantes para demonstrar a constante busca por soluções e aprimoramentos da equipe e da infraestrutura do CNPEM voltadas à produção científica e tecnológica brasileira e mundial.

Siga o @cnpem

Pesquisadores do CNPEM descrevem experimento inédito sobre interação entre celulose e lignina de cana-de-açúcar, em artigo de capa do periódico Nanoscale. Leia mais: https://cnpem.br/microscopia-avancada-analise-de-dados-e-simulacoes-de-dinamica-molecular-revelam-detalhes-ineditos-da-adesao-de-lignina-a-celulose/
#CienciaBrasileira #CNPEM #FAPESP #FAPERJ #LNCC #MCTI