
Cerca de 400 pesquisadores e profissionais se reuniram em Maceió (AL) entre os dias 16 e 19 de novembro para o 30º Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (CSBMM). O CNPEM esteve presente apoiando o evento e participando com estande institucional e, como destaque, foi representado na cerimônia de abertura pela diretora do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), Maria Augusta Arruda.
Conduzindo a apresentação principal da noite de abertura do evento, no dia 16, Maria Augusta Arruda introduziu as áreas de atuação do CNPEM aos presentes, destacando a infraestrutura de pesquisa do Centro, o programa voltado a usuários externos e projetos de destaque, como o complexo de laboratórios de biossegurança para estudo avançado de patógenos, Orion. Com enfoque maior nas áreas biológicas, a apresentação também demonstrou os esforços do LNBio na investigação da saúde humana, unindo biologia integrativa e tecnologias avançadas.
Profissionais do CNPEM também participaram dos simpósios e sessões de pôsteres ao longo do evento. Na manhã de domingo, 16, a programação teve início com cursos voltados a técnicas de microscopia. O pesquisador Jefferson Bettini foi um dos organizadores e ministrantes do curso “Fundamentals of Transmission Electron Microscopy”, com duração de 8 horas e que combinou teoria e prática.
Na noite de encerramento, no dia 19, a organização do Congresso distribuiu prêmios para os melhores trabalhos apresentados. A pesquisadora colaboradora de doutorado do CNPEM, Isabella Scarpa, recebeu a premiação de terceiro lugar como Melhor Comunicação Oral, pelo trabalho “Multimodal Imaging of Silica Nanoparticle Distribution: Impact of Concentration Time”, na categoria de Ciência dos Materiais.
A estagiária do CNPEM, Julia Miralha Rodrigues Moraes Leite, também foi premiada com o terceiro lugar como Melhor Comunicação Oral, pelo trabalho “Comparative Characterization of the Three-Dimensional Morphology of P. serpens Using Cryo-Electron Tomography”, na categoria de Ciências Biológicas.
![]() |
![]() |
Os participantes do CSBMM que transitaram pelo pavilhão do Centro de Convenções de Maceió também puderam visitar o estande institucional do CNPEM, com divulgação do programa voltado a usuários externos e que contou com profissionais de prontidão para sanar dúvidas sobre o envio de propostas de pesquisa ou sobre a infraestrutura científica disponível para uso.
Sobre o evento
O Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (CSBMM) é realizado bianualmente e é dedicado ao compartilhamento de conhecimentos e ao avanço em microscopia e microanálise, promovendo o crescimento científico e educacional no País. Como principal evento da América Latina na área, o CSBMM tem contribuído consistentemente para o progresso da ciência, tecnologia e inovação no Brasil e no exterior. A 30ª edição do encontro foi realizada de 16 a 19 de novembro, na cidade de Maceió (AL), com o intuito de incentivar participação mais expressiva de pesquisadores e profissionais das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).








