Antonio José Roque da Silva, Diretor-Geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), foi eleito membro da Academia Mundial de Ciências para o Avanço da Ciência nos Países em Desenvolvimento (TWAS) na área de Ciências Físicas, Astronomia e do Espaço. A cerimônia de posse ocorrerá durante a próxima Conferência Geral da TWAS, em 1º de janeiro de 2025.
Antonio José Roque da Silva é Diretor-Geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e Professor Titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Tem graduação e mestrado em Física pela Unicamp, doutorado e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Atua em Física da Matéria Condensada e Física Atômica e Molecular. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP). Em 2018 foi agraciado com a medalha Nacional da Ordem do Mérito Científico, Classe Comendador, pela Presidência da República e, em 2018 e 2019, ganhou o prêmio “100 MAIS INFLUENTES DA ENERGIA”, Categoria Pesquisa, Inovação e Tecnologia, pelo Grupo Mídia. Em 2020, ganhou o prêmio “100 MAIS INFLUENTES DA ENERGIA DA DÉCADA”, pelo Grupo Mídia. É Membro do Conselho Superior da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) e integra o Conselho Nacional de Projetos Tecnológicos de Alto Impacto, instituído pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A TWAS, fundada em 1983 e associada à UNESCO, promove a pesquisa científica e a educação em países em desenvolvimento. A eleição de 74 novos membros em 2025, incluindo dez brasileiros, marca um recorde na história da organização. Entre as novidades, destaca-se o anúncio da nova direção por Marcelo Knobel, também brasileiro, ex-reitor da Unicamp e ex-diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia, LNNano, parte integrante do CNPEM.