Portal MCTI, em 18/10/2013
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece entre segunda-feira (21) e o dia 27 em todo o Brasil.
Como parte da programação de Campinas (SP), o CNPEM participará de ação organizada pela prefeitura, proporcionando visitas aos laboratórios do centro com três grupos de 40 alunos do ensino médio na segunda, na quarta e na sexta.
Além disso, a instituição integrará a exposição que será organizada pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCTI), na Lagoa do Taquaral, onde estarão concentradas outras atividades como palestras, exposições e apresentações.
Realizada desde 2004, neste ano a SNCT tem como tema “Ciência, saúde e esporte”, em sintonia com grandes eventos esportivos mundiais que o Brasil sediará, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Administra quatro laboratórios que são referências mundiais e abertas à comunidade científica e empresarial.
O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) opera a única fonte de luz síncrotron da América Latina e está, nesse momento, construindo Sirius, o novo acelerador brasileiro, de terceira geração, para análise dos mais diversos tipos de materiais, orgânicos e inorgânicos; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) desenvolve pesquisas em áreas de fronteira da biociência, com foco em biotecnologia e fármacos; o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioetanol (CTBE) investiga novas tecnologias para a produção de etanol celulósico; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas com materiais avançados, com grande potencial econômico para o país.
Os quatro laboratórios têm, ainda, projetos próprios de pesquisa e participam da agenda transversal de investigação coordenada pelo CNPEM, que articula instalações e competências científicas em torno de temas estratégicos.
Texto: Ascom do CNPEM
Repercussão: Jornal da Ciência,