Visita ao CNPEM ocorreu em 22 de março e reuniu representantes de 27 fundações de amparo, além de membros do poder público
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) recebeu, no dia 22 de março, uma comitiva de dirigentes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), representantes do MCTI e de agências federais de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
Os dirigentes visitaram o CNPEM como parte da programação da primeira edição de 2023 do Fórum Nacional CONFAP – Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. Durante as reuniões, representantes debatem temas prioritários da política científica e tecnológica no Brasil.
Na visita ao Centro os participantes foram recepcionados pelo diretor-geral do CNPEM, Antonio José Roque da Silva, e tiveram a oportunidade de conhecer o Sirius – nova fonte de luz síncrotron brasileira e maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País.
A agenda no CNPEM contemplou, ainda, visitas do CONFAP às instalações científicas dos Laboratórios Nacionais de Biorrenováveis e de Biociências. Além do Centro, os representantes tiveram compromissos no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), em Campinas, e na sede da Natura, em Cajamar, São Paulo.
Esta edição do Fórum é uma realização do CONFAP em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Com informações: Portal CONFAP
Sobre o CNPEM
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM. Por meio da Plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, os principais ambientes e atividades do Centro, visite: https://pages.cnpem.br/cnpem360/.