Diretor adjunto de Tecnologia do CNPEM apresentará palestra sobre possibilidades de parcerias entre o Centro e empresas brasileiras para as licitações do CERN
No dia 06 de novembro, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) participará do seminário “Aquisições de Alta Tecnologia do CERN: Oportunidades de Negócio para Empresas Brasileiras”. O evento, promovido pela Finep, empresa pública vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), será realizado de forma gratuita e presencial, na sede da fundação, no Rio de Janeiro.

Imagem: Divulgação CERN
Durante o seminário, o diretor adjunto de Tecnologia do CNPEM, James Citadini, apresentará a palestra “Sobre o CNPEM, Relação com o CERN e Possibilidades de Parceria com Empresas Brasileiras interessadas nas Licitações do CERN”. Em sua apresentação, Citadini abordará o histórico da colaboração entre o CNPEM e o CERN e detalhará caminhos para o estabelecimento de parcerias entre o Centro e empresas nacionais, com foco na cooperação tecnológica e na inserção da indústria brasileira em licitações internacionais promovidas pela organização europeia.
O evento marca um passo importante na consolidação da presença brasileira no CERN (European Organization for Nuclear Research), maior laboratório de física do mundo, localizado na fronteira entre a Suíça e a França. Foi no CERN que nasceu a World Wide Web, em 1989, e onde foi descoberto o bóson de Higgs, em 2012.
Em 2024, o Brasil tornou-se Membro Associado do CERN, o que permite que empresas brasileiras concorram em contratos de alta complexidade tecnológica nas áreas de criogenia, sistemas de vácuo, detectores, eletrônica, ímãs e software. As compras anuais do CERN somam cerca de US$ 625 milhões em bens e serviços.
A iniciativa da Finep busca ampliar a participação da indústria nacional em projetos internacionais de grande porte e fortalecer a base tecnológica brasileira em setores de alta complexidade. O seminário também apresentará o funcionamento das aquisições do CERN e o potencial das empresas brasileiras de base tecnológica para atuarem como fornecedoras da instituição.
Além da participação do CNPEM, a programação inclui apresentações de Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep; Rafael Fabra Navarro, Oficial de Ligação com a Indústria Brasileira junto ao CERN (ILO); e Carlos Quintana, representante no Brasil do Centro para el Desarrollo Tecnológico y la Innovación (CDTI/Espanha), que apresentará a experiência espanhola no apoio à inserção de empresas fornecedoras do CERN.
O evento contará ainda com representantes do MCTI e da Embrapii, e discutirá as oportunidades de apoio da Finep ao setor de Big Science, reforçando o papel do Brasil na cadeia global de ciência e inovação.
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas aqui.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).






