Candidatos podem se inscrever até 20 de julho; bolsista selecionado atuará presencialmente em Campinas (SP), no campus do CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), oferece uma bolsa de pós-doutorado em tomografia de raios X. O projeto é coordenado pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), que integra o CNPEM, sob responsabilidade da pesquisadora Nathaly Lopes Archilha.
A bolsa, que terá duração de 36 meses, está vinculada ao projeto “Resolvendo barreiras em imagem 3D por raios-X com resolução temporal com um novo paradigma de aquisição e processamento de dados”, sob o processo 2024/08590-6. O projeto é uma cooperação entre o CNPEM e a Universidade de Ghent (Bélgica).
Descrição das atividades
O(A) bolsista selecionado(a) atuará com otimização de métodos de aquisição e reconstrução para tomografia de alta velocidade. Com o novo detector de raios X direto na linha de luz MOGNO, é possível adquirir dados a muitos quadros por segundo, tornando viável a análise localizada e com resolução temporal.
O(A) pesquisador(a) irá projetar e executar experimentos adaptados à tomografia ultrarrápida, além de buscar, adaptar e desenvolver algoritmos de reconstrução da literatura científica para dados espaço-temporais (4D). As atividades incluem o desenvolvimento de estratégias de pré-processamento no domínio do detector e reconstruções localizadas em Regiões de Interesse (ROIs), visando análises eficientes sem reconstrução total do volume.
Requisitos para candidatura
Pessoas candidatas devem possuir doutorado em áreas como processamento/reconstrução de imagens, computação científica, matemática aplicada, engenharia física, física computacional ou áreas afins.
Requer-se experiência em desenvolvimento de software científico e programação em Python, C/C++, CUDA, Numba ou PyTorch.
A posição oferece participação em pesquisa de ponta na única fonte de luz síncrotron da América Latina, em um ambiente inovador e colaborativo.
Instruções para inscrição
As candidaturas devem incluir: (i) carta de apresentação, detalhando a experiência prévia e motivação; (ii) currículo completo documentado, com links para o Currículo Lattes e demais perfis acadêmicos; (iii) súmula curricular no modelo FAPESP; e (iv) indicação de dois profissionais para envio de cartas de recomendação.
As inscrições devem ser encaminhadas para o e-mail nathaly.archilha@lnls.br e eduardo.miqueles@lnls.br com o assunto “Bolsa de Pós-Doutorado FAPESP”.
Prazos
As candidaturas devem ser submetidas até 20 de julho de 2025 exclusivamente para o endereço nathaly.archilha@lnls.br e eduardo.miqueles@lnls.br.
Detalhes sobre a bolsa
A bolsa da FAPESP oferece remuneração mensal de R$ 12.000,00, acrescida de reserva técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa (https://fapesp.br/bolsas/pd). Candidatos(as) podem submeter dúvidas para o endereço nathaly.archilha@lnls.br.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).