Candidatos podem se inscrever até 30 de novembro, o bolsista selecionado atuará presencialmente em Campinas (SP), no campus do CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), oferece uma bolsa de doutorado em nanocompósitos altamente porosos. O projeto é coordenado pelo Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), que integra o CNPEM, sob responsabilidade da pesquisadora Rubia Figueredo Gouveia.
A bolsa, que terá duração de 36 meses, está vinculada ao projeto regular da FAPESP Criogéis altamente porosos e oleofílicos obtidos a partir de nanoestruturas lignocelulósicas, sob o processo número 24/21240-4. O projeto é uma cooperação entre o CNPEM e o programa de pós-graduação em nanociências e materiais avançados da Universidade Federal do ABC (UFABC).
Descrição das atividades
A pessoa com candidatura admitida atuará no desenvolvimento de nanocompósitos altamente porosos e ambientalmente amigáveis, baseados em nanofibrilas lignocelulósicas (LCNF) e nanolignina (NL).
O objetivo principal do projeto é criar um material 100% renovável, com estrutura porosa controlada e alta área superficial, para ser aplicado como filtro na captura e remoção de poluentes hidrofóbicos, como óleos.
As atividades do(a) pesquisador(a) envolverão todas as etapas do projeto: a produção dos nanocompósitos por liofilização (criogéis); a otimização de suas propriedades mecânicas e estruturais; a caracterização morfológica por microscopias (MEV e AFM) e microtomografia de raios – X; e a realização de ensaios para avaliar a capacidade e a cinética de absorção de óleo.
Adicionalmente, o projeto prevê a caracterização avançada in situ da interação dos materiais com fluidos usando tomografia 4D de raios-X no Sirius, na linha de luz Mogno, além da avaliação do ciclo de vida dos nanocompósitos por meio de ensaios de biodegradação em solo.
Requisitos para candidatura
Pessoas candidatas devem possuir mestrado em química, engenharia de materiais, engenharia química, ou áreas afins.
É desejável ter experiência com a produção e caracterização de materiais baseados em celulose e lignina. Conhecimento em técnicas de microscopias (AFM, MEV), ensaios mecânicos ou liofilização será considerado um diferencial. Busca-se um perfil com interesse em pesquisa aplicada, sustentabilidade e desenvolvimento de materiais renováveis.
A posição oferece a oportunidade de participar de um projeto de ponta com foco em impacto ambiental, utilizando a infraestrutura de pesquisa de classe mundial do CNPEM.
Instruções para inscrição
As candidaturas devem incluir: (i) carta de motivação evidenciando a experiência prévia na área do projeto (2 páginas); (ii) currículo (CV), com links para o Currículo Lattes e demais perfis acadêmicos; e (iii) indicação de dois profissionais para envio de cartas de recomendação e (iv) histórico de graduação e mestrado.
As inscrições devem ser encaminhadas para o e-mail rubia.gouveia@lnnano.cnpem.br com o assunto “Bolsa de doutorado em nanocompósitos altamente porosos”.
Prazos
As candidaturas devem ser submetidas até 30 de novembro de 2025 exclusivamente para o endereço rubia.gouveia@lnnano.cnpem.br.
Detalhes sobre a bolsa
A bolsa FAPESP oferece remuneração mensal de R$ 5.790,00, acrescida de reserva técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa (https://fapesp.br/bolsas/pd). Candidatos(as) podem submeter dúvidas para o endereço rubia.gouveia@lnnano.cnpem.br.
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).Sobre o CNPEM






