Iniciativa do CNPEM dá início ao oferecimento de aulas voltadas a pós-graduandos e discentes do último ano de graduação
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) anuncia a abertura da disciplina de Introdução à Microscopia Eletrônica. O curso, promovido em parceria com programas de pós-graduação de diversas universidades brasileiras recebe inscrições até 28 de julho de 2024, terá início em 1º de agosto de 2024 e será gratuito. Informações gerais sobre o curso incluindo ementa, programação, critérios de seleção e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da disciplina.
A disciplina é a primeira iniciativa do CNPEM direcionada à pós-graduação – um passo natural após o estabelecimento bem-sucedido do bacharelado oferecido pela Ilum – Escola de Ciência.
Destinado prioritariamente a alunos de pós-graduação e estudantes do último ano de graduação nos cursos de Física, Química e Engenharias de todo o Brasil, a disciplina visa fornecer introdução teórico-demonstrativa à microscopia eletrônica de transmissão (TEM/MET) e de varredura (SEM/MEV). Os tópicos de todas as aulas podem ser consultados na Ementa.
As aulas serão ministradas por profissionais experientes do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do CNPEM e ocorrerão de forma online, com conteúdo assíncrono (gravado) e síncrono (ao vivo). As aulas ao vivo serão transmitidas via Microsoft Teams e as instruções de acesso às salas online serão enviadas aos inscritos selecionados.
Conversão em créditos acadêmicos e provas
Interessados em converter a participação na disciplina em créditos acadêmicos deverão alinhar a possibilidade com os coordenadores de curso, nas respectivas universidades onde estão matriculados.
Três avaliações presenciais estão previstas ao longo do semestre, com as datas sugeridas na Programação do curso. Os testes serão aplicados nas dependências das universidades, sob supervisão das respectivas coordenações de curso, e posteriormente digitalizadas e submetidas aos docentes do LNNano para correção.
Participantes que não necessitarem dos créditos acadêmicos poderão obter certificados de participação, desde que compareçam a pelo menos 75% das aulas síncronas. Esses participantes não realizarão as provas.
As inscrições ocorrerão entre os dias 10 de junho e 28 de julho exclusivamente pelo site da disciplina. Em caso de dúvidas, escreva para curso-microscopia@lnnano.cnpem.br.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) compõe um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País, O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. Responsável pela operação dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), e também pela Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).