Centro lança nova plataforma de agendamentos e visitas poderão ser solicitadas a partir de 23 de fevereiro
O CNPEM abre em fevereiro o calendário de visitas para o ano de 2026 com uma novidade. A partir deste ano, o Centro oferece uma nova plataforma de agendamento às instituições de ensino interessadas em trazer grupos de estudantes para conhecerem de perto o ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar do CNPEM.
Realizado há mais de 20 anos, o Programa de Visitas atende semanalmente grupos de alunos do Ensino Médio, Técnico e Superior, tendo por objetivos: apresentar as instalações científicas do CNPEM, suas pesquisas e desenvolvimento tecnológico de fronteira; despertar os sentimentos de pertencimento, orgulho e reconhecimento da ciência feita no Brasil e inspirar a entrada de jovens em carreiras científicas e tecnológicas.
Serão realizadas duas chamadas abertas para o agendamento das visitas em 2026. A primeira delas terá abertura em 23 de fevereiro, com possibilidade de agendamento em datas entre março e junho; enquanto a segunda chamada, prevista para ocorrer de 8 a 12 de junho, contemplará datas de visita para julho a dezembro.
Conhecendo a plataforma
Neste ano o CNPEM lança uma nova plataforma de agendamentos de visitas, que deverá ser acessada pelo endereço https://visitas.cnpem.br, e oferecerá aos solicitantes um espaço exclusivo para realizar agendamentos e gerenciar os pedidos de visita em andamento. Outra vantagem é ter em um só local a possibilidade de enviar a documentação necessária para entrada no CNPEM e a chance de atualizar a lista de visitantes a qualquer momento, até o prazo limite de sete dias antes da realização da visita.
Informações importantes a todos os interessados em fazer visitas ao CNPEM estão disponíveis nesta plataforma, como as datas das chamadas para agendamento, tutorial de acesso à plataforma, instruções sobre roteiro e dicas para o dia da visita, incluindo um Manual do Visitante.
Para fazer o agendamento que se iniciará no dia 23 de fevereiro, todos os interessados deverão realizar um cadastro na plataforma. É recomendável a todos que se cadastrem com antecedência às chamadas para agendamento. As vagas são limitadas e dependem de confirmação após a solicitação do pedido de visita. Acesse nossa plataforma para ver todas as regras e informações sobre o Programa de Visitas: https://visitas.cnpem.br.
Ciência Aberta 2026
O Ciência Aberta em 2026 já possui data de realização. Nos dias 29 e 30 de maio, o CNPEM realiza a oitava edição desse evento que já recebeu milhares de pessoas que compartilham o entusiasmo pela ciência. Seguindo o formato dos últimos anos, o primeiro dia, 29, será uma sexta-feira dedicada a grupos estudantis pré-cadastrados e o sábado, dia 30, será aberto ao público.
Reúna seus amigos e familiares e se prepare para mais um Ciência Aberta repleto de atividades que promovem a ciência de forma mais ampla e inclusiva, incentivando a divulgação científica e a participação ativa do público na exploração do conhecimento. Saiba mais em: https://pages.cnpem.br/cienciaaberta/.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).




