Inscrições se encerram no dia 16 de julho, e treinamento acontece entre os dias 25 e 28 de agosto
Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Programa de Treinamento & Capacitação em laboratórios NB3 (nível 3 de biossegurança), promovido pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). A participação é gratuita, e as inscrições seguem abertas até 16 de julho.
O treinamento ocorrerá entre os dias 25 e 28 de agosto. O resultado da seleção será divulgado por e-mail a partir de 22 de julho, e os candidatos aprovados terão até 25 de julho para confirmar a participação
A qualificação é voltada a pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, e profissionais de Instituições de Ensino e Pesquisa que atuam ou pretendem atuar em laboratórios NB3. O curso tem como objetivo difundir práticas laboratoriais seguras, com foco na proteção individual e coletiva.

Na foto, alunos de edição anterior exercem com segurança protocolos necessários para operar em laboratórios NB3 (Divulgação/CNPEM)
Todos os equipamentos necessários serão fornecidos pelo Programa, sem custos aos participantes. No entanto, despesas com transporte, hospedagem e alimentação ficam sob responsabilidade dos próprios candidatos selecionados.
Consulte a página do Programa para saber mais: https://pages.cnpem.br/treinamentonb3/.
Sobre o programa
Ainda antes da inauguração do projeto Orion – complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos, o CNPEM conduz um Programa de Treinamento & Capacitação em infraestruturas de alta e, muito em breve, máxima contenção biológica inédito no Brasil. Voltado à formação de recursos humanos em competências ainda pouco desenvolvidas no Brasil e nos demais países da América Latina, essa frente de ação visa apoiar a formação de potenciais futuros usuários do Orion e aprimorar a capacitação de equipes que já atuam em pesquisas e desenvolvimentos com patógenos
O Programa inclui atividades teóricas e sessões práticas, realizadas em um laboratório de treinamento, espaço mock-up – uma cópia fiel das instalações reais de laboratórios NB3 e NB4. Neste espaço de simulação, pesquisadores em treinamento podem exercitar protocolos de segurança, sem a manipulação de materiais infecciosos ou risco de contágio, sob a supervisão de profissionais dedicados a conduzir avaliações individuais sobre protocolos de biossegurança.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).