Capacitação gratuita recebe inscrições entre 31 de outubro e 7 de novembro.
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) anuncia a abertura das inscrições para o Programa de Treinamento & Capacitação em laboratório de nível 3 de biossegurança (NB3). As inscrições têm início nesta quinta-feira, dia 31 de outubro, e se encerram no dia 7 de novembro.
A iniciativa integra o projeto Orion e busca colaborar na formação de potenciais futuros usuários do Orion – complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos, e aprimorar a capacitação de equipes que já atuam em pesquisas e desenvolvimentos com patógenos.
O curso será realizado entre 25 e 28 de novembro, no campus do CNPEM, em Campinas/SP, no laboratório de treinamento, que simula instalações NB3 e NB4 (máxima biossegurança).
O treinamento, inédito no Brasil, é voltado para pesquisadores e profissionais que atuam ou pretendem atuar em ambientes de alta contenção biológica. Podem se inscrever pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, e profissionais de Instituições de Ensino e Pesquisa.
Laboratórios NB3 são projetados para o manuseio seguro de patógenos da classe 3 de risco biológico, como o SARS-CoV (causador da Covid-19), HIV, Oropouche, Monkeypox (varíola do macaco) e Rocio vírus.
Durante o curso, os participantes terão aulas teóricas e práticas em um ambiente seguro, sem a manipulação de materiais infecciosos ou risco de contágio. O treinamento abordará protocolos rigorosos de biossegurança e técnicas essenciais para garantir a segurança em laboratórios NB3.
Financiado com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o curso será oferecido gratuitamente para os candidatos aprovados, com todos os materiais e equipamentos necessários incluídos. No entanto, os participantes serão responsáveis por suas despesas de transporte, hospedagem e alimentação.
Serão ofertadas até oito vagas para a capacitação. Entre os critérios que serão avaliados pelo comitê organizador do curso, estão o vínculo formal com instituições de ensino/pesquisa, projeto de pesquisa relacionado com trabalho em laboratório NB3, carta de recomendação do orientador, carta de interesse e currículo lattes do candidato.
O treinamento tem como objetivo capacitar profissionais para práticas laboratoriais seguras, promovendo a proteção individual e coletiva. A divulgação do resultado do processo seletivo ocorrerá no dia 11 de novembro.
Para se inscrever e obter mais informações, acesse: https://pages.cnpem.br/treinamentonb3/
Projeto Orion
O projeto Orion será um complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos, que compreenderá instalações de máxima contenção biológica (NB4) inéditas na América Latina, sendo as primeiras do mundo conectadas a uma fonte de luz sincrotron, o Sirius. Em construção na cidade de Campinas-SP, no campus do CNPEM, o Projeto reunirá técnicas analíticas e competências avançadas de bioimagens, que serão abertas a comunidade científica e órgãos públicos. Ao possibilitar o avanço do conhecimento sobre patógenos e doenças correlatas, o Orion subsidiará ações de vigilância e política em saúde, assim como o desenvolvimento de métodos de diagnóstico, vacinas, tratamentos e estratégias epidemiológicas. Instrumento de apoio à soberania nacional no enfrentamento de crises sanitárias, o Orion tem o potencial de beneficiar diversas áreas, como saúde, ciência e tecnologia, defesa e meio ambiente.
A execução do projeto Orion é de responsabilidade do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), uma organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Projeto integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, é financiado com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) do MCTI e apoiado pelo Ministério da Saúde (MS). A iniciativa faz parte da Nova Indústria Brasil (NIB), política industrial do Governo Federal, atuando como um instrumento de soberania, competência e segurança nacional nos campos científico e tecnológico para pesquisa, defesa, saúde humana, animal e ambiental. A concepção do Orion deve ainda fortalecer o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), iniciativa coordenada pelo MS, voltada ao atendimento de demandas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sobre o CNPEM
O CNPEM compõe um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo MCTI, o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País, o CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação.
Serviço:
Curso: Programa de Treinamento e Capacitação em laboratórios NB3
Inscrições: 31 de outubro a 07 de novembro
Divulgação dos selecionados: 11 de novembro
Duração: 25 a 28 de novembro
Local: Campus do CNPEM, Campinas-SP