As portas do campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) foram reabertas à comunidade no último fim de semana, 17 de Junho de 2023. A quinta edição do evento Ciência Aberta recebeu 16 mil pessoas ao longo de todo o dia.
A entrada foi gratuita, mas o público foi convidado a doar um quilo de alimento não perecível. Ao final, foram recebidas 5,4 toneladas de produtos. Um volume mais de duas vezes superior ao arrecadado na última edição. Os donativos foram encaminhados a instituições de assistência social da região de Campinas.
Estudantes, grupos de aposentados, famílias e crianças de todas as idades tiveram a oportunidade de conhecer por dentro o Sirius, o acelerador de partículas de última geração construído no CNPEM, usado como um enorme microscópio. Ele foi projetado para gerar um tipo muito especial de radiação, chamada luz síncrotron, muito útil em experimentos científicos que buscam investigar a composição e estrutura de materiais orgânicos e inorgânicos na escala dos átomos e moléculas com condições especiais e resolução que equipamentos de microscopia convencionais não alcançam.
Desde que começou a operar, em 2019, o Sirius vem permitindo que pesquisadores de todo o Brasil e do exterior busquem respostas para questões relacionadas às áreas da saúde, energia, materiais renováveis, agricultura e produção de alimentos, dentre muitas outras.
O público foi recebido por mais de 800 voluntários, todos funcionários, estagiários e bolsistas do Centro, que se organizaram para criar mais de 80 atividades destinadas a tirar dúvidas, traduzir conceitos da ciência, reproduzir experimentos e inspirar a curiosidade pelos mais diversos temas da ciência.
Além de percorrer os estandes, os visitantes também puderam participar de oficinas, palestras e desfrutar de conversas informais com pesquisadores em áreas de descanso e praças de alimentação distribuídas pelo campus.
A edição 2023 do Ciência Aberta contou com o apoio de Afonso França Engenharia, Racional Engenharia e SABIS International School. Fotos e vídeos do Ciência Aberta 2023 serão divulgados nas redes sociais do CNPEM (@cnpem) ao longo dos próximos dias.
Sobre o CNPEM
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. Por meio da [plataforma CNPEM 360](https://pages.cnpem.br/cnpem360/) é possível explorar, de forma virtual e imersiva, ambientes de todos os laboratórios instalados em Campinas (SP) e também obter informações sobre trabalhos realizados e recursos disponibilizados para a comunidade científica e empresas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM.