O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) possui uma vaga de pesquisa, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na categoria Treinamento Técnico Nível 3 (TT3). A oportunidade está vinculada ao projeto FAPESP n° 2022/03873-4.
O projeto será desenvolvido na área de Bacteriologia Molecular e Estrutural, em grupo de pesquisa da Divisão de Imunidade e Patógenos do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) do CNPEM. Serão admitidas candidaturas de egressos de cursos de saúde ou química que poderão concorrer à bolsa enviando documentação por e-mail até dia 20 de outubro – mais detalhes adiante.
Requisitos para a bolsa FAPESP TT3
Candidatos interessados em pleitear a bolsa devem possuir graduação em química, biologia, farmácia ou cursos correlatos e atender exigências FAPESP descritas no link Capacitação Técnica (fapesp.br), incluindo a ausência de reprovações no histórico escolar de graduação. A pessoa aprovada também deverá dispor de 40 horas semanais para se dedicar ao projeto.
É desejável que os candidatos possuam conhecimentos em microbiologia, bioquímica, química de macromoléculas e/ou cultura de células, organização e boas práticas de laboratório, tratamento estatístico de dados e capacidade de elaboração relatórios, além de conhecimento de língua inglesa em nível intermediário.
Serão considerados diferenciais experiências prévias em atividades de técnicas de bioquímica, química de macromoléculas, biologia celular, microscopia ou biologia molecular.
Atribuições do bolsista
- Emprego de técnicas de biologia molecular, bioquímica, biofísica e/ou microbiologia;
- Produção de proteínas recombinantes e purificação por técnicas cromatográficas;
- Extração e quantificação de RNA/DNA;
- Realizar ensaios de cinética enzimática, anisotropia, interferometria, entre outros;
- Cultivo de microrganismos e células;
- Teste de moléculas bioativas em ensaios bioquímicos e fenotípicos.
Valor da bolsa: R$ 1.710,00 conforme definido pela FAPESP (https://fapesp.br/16881/tabela-de-valores-de-bolsas-no-pais-a-partir-de-01082024).
Vigência da bolsa: de 01/11/2024 até 30/06/2025.
Como se candidatar
Interessados enviar currículo (formato Lattes), histórico da graduação completo e carta de interesse, todos em formato PDF, para o e-mail gustavo.mercaldi@lnbio.cnpem.br. As inscrições deverão ser submetidas até o dia 20 de outubro de 2024.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País, O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. O CNPEM é responsável pela operação dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), e também pela Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).