Direto da Ciência em 15/02/2018
Após quase dois anos dando continuidade à política de restrição de recursos para a área de ciência e tecnologia já iniciada no governo de Dilma Roussef (PT), do qual era vice, o presidente Michel Temer (MBD) agendou para esta quinta-feira, às 11h, uma visita ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, onde está em fase final de construção o maior empreendimento da ciência brasileira, o Projeto Sirius.
O CNPEM abriga os laboratórios nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), de Nanotecnologia (LNNano), de Biociências (LNBio) e de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE).
Além das críticas que faz devido aos cortes de recursos para pesquisa, a comunidade científica é um dos grupos em que Temer mais se encontra desgastado pelas acusações de corrupção. O presidente provavelmente deverá aproveitar a reunião com o Conselho Diretor do CNPEM para emplacar alguma “boa notícia” na imprensa.
Seja como for, o ministro Gilberto Kassab (PSD) já havia prometido no ano passado que o Sirius seria concluído neste ano.