Programa é destinado a estudantes das áreas das engenharias, exatas e das ciências biológicas e da saúde
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriu inscrições para a 33ª edição do Programa Bolsas de Verão (PBV), iniciativa que capacita jovens universitários da América Latina e do Caribe desde 1992. O programa é destinado a estudantes de graduação das ciências exatas, biológicas, da terra, da saúde, além de engenharias e tecnologias, e já acolheu mais de 490 participantes ao longo de suas edições.
As inscrições são gratuitas de 8 de agosto a 8 de setembro de 2025, exclusivamente pelo site Programa Bolsas de Verão | PBV33. O resultado da seleção será divulgado em 3 de outubro, e o programa acontecerá entre 7 de janeiro e 27 de fevereiro de 2026.
O PBV oferece uma experiência imersiva em um dos mais importantes centros de pesquisa do Brasil, conectando estudantes com as fronteiras do conhecimento em diversas áreas. Os projetos desenvolvidos ao longo do PBV serão elaborados por equipes de pesquisadores e especialistas do CNPEM, com abordagens multidisciplinares e interdisciplinares.
Só ao chegar ao campus, em janeiro de 2026, o aluno vai descobrir que o projeto em que estará envolvido, seus orientadores e a unidade do CNPEM em que passará suas “Férias de Verão”.
Benefícios
Os candidatos aprovados no PBV33 serão recebidos no campus do CNPEM, em Campinas-SP, a partir de 7 de janeiro de 2026. Durante o programa, os estudantes terão diversos benefícios, incluindo: passagem aérea de ida e volta, suporte psicológico e pedagógico, seguro de assistência em viagem, alimentação, hospedagem e transporte diário entre a residência temporária e o CNPEM.
O site oficial do PBV33 oferece todas as informações para os candidatos, incluindo detalhes dos benefícios, orientações para a inscrição, perfil desejado dos participantes e uma seção completa de dúvidas frequentes.
Acesse:https://pages.cnpem.br/bolsasdeverao/
Serviço
Inscrições: de 08/08 a 08/09/2025
Divulgação dos selecionados: a partir de 3/10/2025
Realização do PBV33: 7/01 a 27/02/2026
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).