Universidade participa da inauguração do Laboratório Nacional

Publicado em 21/01/2010

21/01/2010 – Portal da Universidade de Caxias do Sul

O reitor Isidoro Zorzi e o coordenador do Laboratório de Enzimas e Biomassas do Instituto de Biotecnologia (ligado ao Centro de Ciências Agrárias e Biológicas), professor Aldo Dillon, participam nesta sexta-feira, dia 22 de janeiro, da inauguração do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol – CTBE, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, em Campinas (SP). A cerimônia contará com a presença do Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende, e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O convênio assinado em 16 de dezembro entre a UCS e o CTBE viabiliza o trabalho conjunto dos pesquisadores das duas instituições em torno da otimização da produção de enzimas hidrolíticas a partir de linhagens do fungo Penicillium echinulatum, que, desde 1979, vem sendo aprimorado por pesquisadores do Instituto de Biotecnologia. Encontrado em insetos que se alimentam de madeira, este microorganismo produz compostos enzimáticos diferentes dos encontrados em coquetéis comerciais. Isto pode ser um importante diferencial no desenvolvimento da tecnologia de produção industrial de etanol celulósico.

“O que buscamos agora é dar um salto tecnológico por meio do uso de recursos de engenharia”, revela o pesquisador do CTBE, José Geraldo Pradella. “Nossos estudos encontram agora, com o CTBE, um abrigo que possibilitará um grande avanço na produção de bioetanol”, avaliou o professor Aldo Dillon.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone