Rogério Cerqueira Leite recebe o Building Scientific Institutions Prize 2012

Publicado em 20/09/2012

Jornal da Ciência, em 20/09/2012

Prêmio conferido pela Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS) destaca pesquisadores com participação na criação de institutos de pesquisa.

Rogério Cezar Cerqueira Leite recebeu o Building Scientific Institutions Prize 2012, conferido pelo Escritório Regional para a América Latina e Caribe da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS, da sigla em inglês) a pesquisadores com participação ativa na constituição de instituições de pesquisa. O anúncio foi feito na última terça-feira (18), durante a 12ª Conferência Geral da TWAS em Tianjin, na China.

Engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em 1958, e doutorado pela Universidade de Paris (Sorbone), em 1962, Cerqueira Leite conciliou uma intensa agenda de pesquisa – 80 artigos científicos, cerca de três mil citações e 15 livros – com uma ativa participação na constituição de instituições comprometidas com o desenvolvimento tecnológico. Criou, na década de 1980, a Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec) – primeira iniciativa de criação de empresa responsável por implantar e gerenciar parques tecnológicos no país – e, nos anos 90, a Companhia de Desenvolvimento Tecnológico (Codetec), dois empreendimentos que consolidaram a vocação inovadora da região e dos quais ele foi presidente.

Na mesma época, foi um dos principais articuladores da criação do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Inaugurado em 1997, o LNLS operou, desde o início, como um equipamento multiusuário, aberto a pesquisadores de todo o país e do exterior, e deu origem a outros Laboratórios Nacionais: o de Biociências (LNBio) e o de Nanotecnologia (LNNano). Em 2010, um quarto laboratório instalou-se no campus, o de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), outra iniciativa liderada por Cerqueira Leite que anteviu as oportunidades econômicas que a ciência e tecnologia poderiam proporcionar à produção brasileira do biocombustível. Os quatro laboratórios formam hoje o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), uma organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que atende anualmente a mais de 2.000 pesquisadores envolvidos com cerca de 900 projetos de pesquisas e que resultam em cerca de 400 artigos publicados anualmente em periódicos científicos indexados.

Cerqueira Leite reconheceu a profícua associação entre ciência, tecnologia e inovação ainda nos anos 70, quando integrou a equipe técnica do Bell Labs, nos Estados Unidos, na época o braço de pesquisa e de desenvolvimento da AT&T, responsável pelo desenvolvimento de tecnologias de comutadores telefônicos, transistores, LEDs, lasers, entre outras. De volta ao Brasil, chefiou os departamentos de Física do Estado Sólido e de Ciências dos Materiais do Instituto de Física Gleb Wataghin, da Unicamp, do qual também foi diretor, coordenou o Departamento de Artes da Universidade, ao mesmo tempo em que exercia a função de Consultor da Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério da Indústria e Comércio.

No início dos anos 80, foi vice-presidente executivo da CPFL, companhia de energia elétrica de São Paulo – na época, ainda não privatizada -, onde criou um centro de P&D que, durante anos, foi o maior entre todas as companhias de energia do país.

Além do Building Scientific Institutions Prize 2012, Cerqueira Leite recebeu a Ordem Nacional do Mérito do Brasil (Grã Cruz), a Ordem Nacional do Mérito da França, o título de Professor Emérito da Unicamp, o Prêmio Tecnologia na área de Energia, concedido pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, em 1990, entre outros. É Pesquisador Emérito do CNPq, Presidente Honorário do CNPEM, Membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e do Conselho Editorial da Folha de São Paulo e Cidadão Honorário de Campinas. O prêmio será entregue no Brasil, em novembro de 2012.

(Ascom do CNPEM)

Repercussão: Portal MCTI,

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone