Proposta de cooperação internacional da UFMT é aprovada pelo CNPq

Publicado em 10/02/2009

Portal O Documento, em 10/02/2009

O projeto científico “Materiais nanoestruturados e mesoporosos de interesse tecnológico”, coordenado pelo Prof. Rogério Junqueira Prado, do Instituto de Física da UFMT, foi a única proposta da região Centro-Oeste aprovada pelo Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia do CNPq.

Segundo Rogério Prado, “o projeto tem como objetivo trazer uma melhor compreensão das propriedades estruturais e morfológicas desses materiais, que estão sendo utilizados como eletrólito em células de combustíveis de óxido sólido (SOFCs), dispositivos optoeletrônicos e nanobiotecnologia, bem como de seus respectivos processos de síntese”.

Além de professores do Instituto de Física da UFMT, a proposta conta ainda com a participação de pesquisadores da USP, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) , da Universidade de la Republica, do Uruguai, da Universidade de Buenos Aires e de três centros de pesquisa argentinos: o Instituto de Investigaciones Científicas y Técnicas de las Fuerzas Armadas (CITEFA), a Comision Nacional de Energia Atomica (CNEA) e o Laboratorio de Investigaciones y Servicios Ambientales Mendoza (LISAMEN).

Outras informações podem ser obtidas com o Prof. Rogério Junqueira Prado, pelos telefones (65) 3615-8744 e 9995-9631.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone