PESQUISA – Trabalho desenvolvido por pesquisadora do IAE é premiado em Congresso de Cerâmica

Publicado em 06/07/2012

Força Aérea Brasileira, em 05/07/2012

Reprodução: FAB

Reprodução: FAB

“Fases Nanocristalinas em Cerâmica Derivada da Pirólise de Polímero e Carga”. Com este trabalho, a servidora do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Rosa Maria da Rocha, da Divisão de Materiais do Instituto de Aeronáutica e Espaço obteve o prêmio de melhor trabalho do concurso de ceramografia no 56º Congresso Brasileiro de Cerâmica realizado em Curitiba.

O Concurso de Ceramografia tem por finalidade promover o uso de micrografias como um meio na pesquisa científica de materiais e produtos cerâmicos. Uma micrografia, ou o painel todo, é publicado na capa de um número da revista Cerâmica. As imagens da pesquisadora foram obtidas em microscópio eletrônico de transmissão de alta resolução (HRTEM-JEM 3010) do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano-Campinas, antigo LEM do LNLS).

As nanoestruturas observadas são de um compósito cerâmico obtido da pirólise da mistura de polissiloxano e carga de Si e Al2O3. Há estudos para o emprego deste material como matriz cerâmica em laminados de fibra de carbono, para aplicação como barreira térmica.

O Congresso Brasileiro de Cerâmica é o mais antigo e importante da área no Brasil e um dos maiores em nível internacional. Desde 1954, a Associação Brasileira de Cerâmica realizou 55 Congressos Brasileiros e 1 Sul-Americano.

O encontro tem como objetivo promover a interação dos diversos setores envolvidos com o meio cerâmico (indústrias, escolas técnicas, universidades, institutos de pesquisas e fornecedores de matérias-primas, de equipamentos e insumos) contribuindo para o desenvolvimento da cerâmica brasileira.

O evento tem um caráter amplo, onde são debatidos temas de interesse para os diversos segmentos cerâmicos e temas comuns como Energia, Meio Ambiente, Recursos Minerais, Inovação Tecnológica, Reciclagem, Qualidade, Recursos Humanos e outros.

Fonte: IAE/DCTA
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone