Parceria da Embrapa promove desenvolvimento energético

Publicado em 21/01/2010

21/01/2010 – Portal Embrapa

Acordo para o desenvolvimento de ações de sustentação energética no Brasil será formalizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), nesta sexta-feira (22), às 15h30, em Campinas/SP. A assinatura acontece durante a cerimônia de inauguração do CTBE.

Tornar a produção de etanol mais competitiva e sustentável é uma das principais finalidades do convênio, conforme explica o diretor-executivo da Embrapa José Geraldo Eugênio de França. Entre as ações conjuntas previstas, destacam-se levantamentos, pesquisas e programas para aperfeiçoar o conhecimento técnico-científico.

O CTBE é administrado pela Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Tem como objetivo contribuir para a liderança brasileira no setor de fontes renováveis de energia e de insumos para a indústria química, em especial, o

desenvolvimento da cadeia produtiva do bioetanol de cana-de-açúcar.

O diretor-executivo, membro do conselho administrativo da associação, acredita que união vai fortalecer a área e auxiliar em um dos maiores desafios do setor: reduzir os custos de produção, uma das metas da agenda da Embrapa Agroenergia (Brasília). A empresa trabalha com dezenas de instituições privadas e usinas, enquanto o CTBE atua com empresas mecânicas e fabricantes de máquinas agrícolas do País.

Além de estudos em conjunto, a parceria promoverá troca de conhecimento entre os pesquisadores da agricultura, pecuária, silvicultura e outras áreas afins. O convênio prevê, ainda, investimentos em tecnologia avançada, para garantir a produção etanol, a partir da cana-de-açúcar e à base de celulose, como resíduos de cana ou madeira.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone