Países do Brics aprovam plano de ação em inovação de 2017 a 2020

Publicado em 03/08/2017

Portal Brasil, 28 de julho de 20117

Países também vão trocar experiências e traçar possibilidades de cooperação

Um plano de ação para cooperação em inovação, de 2017 a 2020, foi aprovado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A decisão foi dada no 5º Encontro Ministerial de Ciência, Tecnologia e Inovação do Fórum de Diálogo dos Brics, em 18 de julho, em Hangzhou, na China.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Alvaro Prata, a inovação dominou a primeira edição chinesa do encontro anual entre as pastas científicas das cinco economias emergentes.

“Cada ministro apresentou e discutiu as políticas nacionais e as estratégias adotadas para promover o crescimento a partir da inovação a fim de trocar experiências e traçar possibilidades de cooperação”, explica.

A China recebe a 9ª Cúpula do grupo de 3 a 4 de setembro, em Xiamen. No encontro, também foi atualizada a agenda de trabalho até 2018, com três eventos previstos para cidades brasileiras.

Compromissos

Prata assinou com os ministros dos outros quatro países três documentos. O mais novo deles é o Plano de Ação dos Brics para Cooperação em Inovação, válido de 2017 a 2020.

Os cinco ministérios ainda revisaram e atualizaram o Plano de Trabalho de 2015 a 2018, firmado em Moscou, na Rússia, durante o 3º Encontro de Ministros, em outubro de 2015.

Campinas (SP) deve receber em março de 2018 o 2º Encontro do GT em Infraestruturas de Pesquisa e Projetos de Megaciência. Em abril do ano que vem, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realiza, em Brasília (DF), o 4º Encontro do Programa-Quadro dos Brics em Ciência, Tecnologia e Inovação (Brics STI), ocasião na qual podem ser selecionados os projetos para apoiar pesquisas conjuntas, com previsão de lançamento simultâneo neste semestre por agências dos cinco países.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone