Nuffic Neso Brazil participa da entrega do Prêmio Anísio Teixeira

Publicado em 15/07/2011
Planeta Universitário em 14/07/2011

Foi realizada nesta segunda-feira, 11, no Palácio do Planalto, em Brasília, a entrega do Prêmio Anísio Teixeira. Importante premiação que homenageia personalidades brasileiras que tenham contribuído de modo relevante para o desenvolvimento da pesquisa e formação de recursos humanos no país. A Nuffic Neso Brazil prestigiou o evento representada pelo diretor da instituição Remon Daniel Boef e pelo Office Manager Humberto Daltro. Este ano, receberam o prêmio das mãos da presidenta da República, Dilma Rousseff, os agraciados Álvaro Toubes Prata, Fernando Galembeck, João Fernando Gomes de Oliveira, Luiz Bevilacqua e Nelson Maculan Filho. Também estavam presentes na solenidade a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Helena Hoffmann; o ministro da Educação, Fernando Haddad; e o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães.

Em seu discurso, Haddad afirmou que a ampliação do número de pessoas com pós-graduação é prioridade da política nacional de educação do governo federal.

– Estou grato e faço referência ao gesto da Capes, pela atuação e dedicação na formação de aperfeiçoamento na escolaridade de nossos professores, assim, teremos uma educação mais digna e uma sociedade mais culta.

A Capes oferece bolsas de estudo para a formação de pesquisadores, mestres e doutores. Entre 2007 e 2009, o Brasil passou da 15ª para a 13ª posição no ranking das nações com maior volume de produção acadêmica.

Haddad disse ainda que, para subir mais no ranking, o Brasil precisa de professores com um novo perfil.

– Precisamos de professores concursados, interessados no ensino, capazes de diferenciar um convívio dentro e fora da sala de aula e que se enquadrem no perfil de cada escola, seja ela particular ou pública – ressaltou.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone