NIT Mantiqueira visita laboratórios do CTI Renato Archer

Publicado em 13/01/2016
NIT MAntiqueira em 18/12/2015

Link: http://nitmantiqueira.org.br/portal/noticias/1068-nit-mantiqueira-visita-laboratorios-do-cti-renato-archer

Nos meses de outubro e novembro, o Arranjo NIT Mantiqueira visitou laboratórios do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) para conhecer os principais trabalhos desenvolvidos e também para realizar atividade de prospecção e mapeamento das competências e tecnologias de cada área.

A equipe conversou Carlos Alberto Dos Santos Passos, responsável pela Divisão de Robótica e Visão Computacional (DRVC); Sergio Celaschi, chefe da Divisão de Tecnologias de Redes (DTR); e Roberto Ricardo Panepucci, responsável pela Divisão de Concepção de Sistemas de Hardware (DCSH).

A primeira reunião aconteceu na DRVC, que atua em três linhas de pesquisa: Veículos Robóticos, Visão Computacional e Sistemas Robóticos Interativos. Passos comentou sobre os diversos projetos realizados pela divisão, como o Projeto Vero, que visa o desenvolvimento de um veiculo robótico terrestre para uso externo, que funciona por meio do GPS e realisa análise de dados do ambiente; e o Projeto Visiotec, uma tecnologia de visão robótica para estimação e controle que pode ser implementado na otimização de uma linha de montagem, por exemplo. Ele lembrou que os projetos desenvolvidos pela área foram realizados em parceria com empresas privadas.

Em seguida, a equipe conversou com o responsável pela DTR, Sérgio Celaschi. Essa divisão atua diretamente com tecnologias que resultam no aumento da capacidade das redes de telecomunicações, nas redes de automação e controle de coletas de dados, além de P&D de sensores inteligentes para diversas aplicações, para a modelagem de fenômenos físicos e no desenvolvimento de aplicativos para celulares e smartphones. A divisão também trabalha em cooperação com o Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN).

Por fim, o NIT Mantiqueira conversou com Panepucci sobre as iniciativas realizadas pela divisão. A DCSH trabalha na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para projetos de circuitos integrados e sistemas eletrônicos, assim como atende a demanda do setor industrial em relação a essas áreas.  Um dos projetos é o CELESCH, que visa à implementação de um leitor eletrônico inteligente (smartgrid) na rede elétrica que envia dados sobre o consumo de energia e também detecta e inibe os populares ‘gatos’.

O NIT Mantiqueira desenvolve essa atividade de mapeamento nas UPs associadas ao Arranjo com o objetivo de criar um documento, que será enviado MCTI, com as competências e tecnologias existentes no em cada instituição. Das instituições associadas, o Arranjo já realizou o mapeamento na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), noLaboratório Nacional de Astrofísica (LNA), no Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE) e no Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNAno), do CNPEM.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone