MIT e CNPEM estudam parceria para intercâmbio em laboratório internacional

Publicado em 23/07/2013

IT Web, em 19/07/2013

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social qualificada pelo MCTI para gerir laboratórios nacionais, e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), estão debatendo o conceito do futuro Laboratório Internacional de Energia e Materiais (Lime) e discutir possibilidades de colaboração entre pesquisadores brasileiros, do MIT e de outras instituições com experiências similares.

O projeto foi apresentado no Brazil-MIT Workshop on Materials & Energy, evento que aconteceu em Campinas, interior de São Paulo, nesta semana. A ideia é que o Lime seja um laboratório multidisciplinar de padrão internacional, com uma agenda de projetos na fronteira da pesquisa científica em quatro temas principais: materiais para energia; conversão de biomassa; biologia sintética; e ciências, tecnologias e políticas do meio ambiente.

O MIT é uma das instituições mais tradicionais de pesquisa em ciência e tecnologia. Quando o Lime se concretizar, o intercâmbio na área de TI pode ser aproveitado especialmente na área de smart grids, redes inteligentes de energia. Ele servirá como um espaço aberto para atuação de visitantes, graduandos, pós-graduandos e pós-doutores de diversos lugares do mundo, explicou o coordenador do projeto Energy and Material International Laboratory, o físico Marcelo Knobel.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone