Ministro lamenta a morte de Michal Gartenkraut

Publicado em 19/07/2013
Portal MCTI, em 18/07/2013

“Ex-reitor do ITA e respeitado analista da conjunta econômica brasileira, Michal Gartenkraut faleceu quinta-feira, dia 18. Presidia o Conselho de Administração da Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos, entidade de destacada atuação no processo de promoção da inovação no País.

Nascido na Polônia, veio para o Brasil ainda jovem e aqui graduou-se em engenharia mecânica pelo ITA, onde também obteve o título de mestre. Na conceituada universidade norte-americana de Stanford, obteve o PhD em engineering-economic systems.

Ocupou diversas posições no serviço público, entre elas a diretoria da antiga ABTLus, hoje Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, organização social qualificada pelo MCTI e responsável pela gestão dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron, de Biociências, de Ciência e Tecnologia do Bioetanol e de Nanotecnologia.

Tanto nas posições que ocupou no serviço público quanto na condição de consultor econômico na iniciativa privada, defendeu sempre modelos de excelência na gestão, em especial quando presidiu a Fundação Brasileira de Qualidade. Considerava a educação de qualidade requisito para a democratização do conhecimento.

Foi um homem admirado por sua coragem na defesa de ideias e posições ideológicas.

Lamentamos seu falecimento, uma grande perda para o Brasil.”

 

Marco Antonio Raupp

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone