Ministro e comandante da Marinha inauguram instalações em Aramar

Publicado em 24/02/2012

Portal do MCTI, em 17/02/2012

Nesta quinta-feira (16), novas instalações do Centro Experimental Aramar (CEA) foram inauguradas pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e pelo comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto. A Unidade Produtora de Hexafluoreto de Urânio (Usexa) e o Centro de Instrução e Adestramento Nuclear Aramar (Ciana), em Iperó (SP), têm participação do MCTI como parceiro.A inauguração se insere no Programa Nuclear da Marinha, em que tem destaque a construção do submarino nuclear brasileiro.

Também possibilitará a produção de combustível nuclear para usinas de geração de energia.Integraram a comitiva o secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias; os presidentes da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCTI), Angelo Padilha, das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Alfredo Tranjan Filho, e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), Glauco Arbix; o superintendente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Nilson Dias Vieira Júnior; o diretor-geral da Associação Brasileira de Luz Síncrotron (ABTLuS), Carlos Aragão; os diretores-gerais do Material e do Pessoal da Marinha, almirantes Arthur Pires Ramos e Luiz Palmer Fonseca; e o coordenador-geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, almirante José Alberto Accioly Fragelli.

Conversão de yellow cake

A Usexa é uma unidade piloto onde se converte o minério beneficiado de urânio (“yellow cake”) em hexafluoreto de urânio (UF6) gasoso, matéria prima para a etapa de enriquecimento de urânio, necessária para produzir combustível nuclear para as usinas como as de Angra. Trata-se de uma das poucas unidades novas em comissionamento no mundo.

É dimensionada para produzir 40 toneladas anuais. Seus trabalhos técnicos e projetos de sistemas se baseiam em estudos e pesquisas feitas nos anos 90 no Ipen, acrescendo instrumentação, materiais e dispositivos eletrônicos atualizados e engenharia para aumento de escala. A Usexa apresenta um índice de nacionalização de cerca de 80% e serve também como referência à futura unidade de conversão a cargo da INB.

Capacitação

A Marinha construiu o Centro de Instrução e Adestramento Nuclear Aramar (Ciana) tendo em vista a necessidade de prover a formação adequada dos futuros operadores do Laboratório de Geração Núcleoelétrica (Labgene) e das futuras tripulações dos Submarinos Nucleares Brasileiros (SN-BR). O Labgene é uma planta nuclear que está sendo construída em Aramar com seu término previsto para 2014.

O objetivo principal dessa gama de estudos e treinamentos é capacitar os alunos para a obtenção da licença de operação do laboratório a ser concedida pela Cnen.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone