LNLS recebe propostas para 2010

Publicado em 27/08/2009

27/08/2009 – Agência Fapesp

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas (SP), receberá até o dia 21 de setembro propostas para utilização das várias linhas de luz disponíveis em seu laboratório.

As propostas aprovadas serão agendadas para realização nos primeiros meses de 2010, em período ainda não definido. Será possível desenvolver pesquisas em escala atômica nas mais diversas áreas, como química, física, engenharia de materiais, meio ambiente e ciências da vida.

O laboratório disponibiliza gratuitamente suas instalações. Projetos cujos resultados necessitam permanecer privados podem ser desenvolvidos no LNLS através de convênios.

As propostas submetidas ao LNLS passam pela avaliação de comitês externos, levando-se em conta três critérios essenciais: relevância científica ou tecnológica do tema proposto; competência dos pesquisadores autores e viabilidade técnica das experiências propostas com os equipamentos disponíveis.

O LNLS também recebe em fluxo contínuo propostas para utilização dos laboratórios de Microscopia Eletrônica, de Microscopia de Força Atômica e Tunelamento e de Microfabricação. O Centro de Biologia Molecular Estrutural (CeBiME), localizado no mesmo campus do LNLS, também recebe propostas para ressonância magnética nuclear.

Com 20 anos de história, o LNLS, único laboratório do gênero no hemisfério Sul, já recebeu mais de 6 mil pesquisadores de todo o Brasil e do exterior. Instalado em Campinas, interior de São Paulo, o laboratório é gerenciado pela Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS), organização social que recebe recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Todos os prazos para submissão dos trabalhos podem ser conferidos no site https://www.lnls.br/lnls/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=84. As propostas podem ser enviadas até às 17h do dia 21 de setembro.

Mais informações: www.lnls.br

* Esta matéria foi publicada também no site:
IPEN

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone