Instalações do CTBE estão abertas a usuários externos

Publicado em 13/12/2013

Portal do MCTI em 13/12/2013

O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) iniciou a fase piloto do processo de seleção de projetos de pesquisa submetidos pela comunidade científica do Brasil e do exterior. Pesquisadores interessados em utilizar a infraestrutura laboratorial do CTBE para desenvolver os estudos podem submeter as propostas por meio do Portal de Usuários do CNPEM.

O proponente principal deve ter doutorado completo. O período inicial de submissão termina nesta sexta-feira (13). Após a fase piloto, uma nova janela de submissão projetos será aberta em janeiro de 2014.

Poderão ser utilizadas as instalações dos Laboratórios de Desenvolvimento de Processos (LDP) e da Planta Piloto para Desenvolvimento de Processos (PPDP), que terá dois períodos anuais de submissão de projetos, um a cada semestre. Os LDP receberão propostas em fluxo contínuo.

O diretor do CTBE, Carlos Alberto Labate, explica que uma parte dos custos envolvidos no desenvolvimento da pesquisa dos usuários externos será financiada pelo CTBE. “Pesquisas como as realizadas na Planta Piloto [para Desenvolvimento de Processos] envolvem um volume significativo de biomassa e reagentes. Analisaremos cada pesquisa proposta, mas na maioria dos casos o CTBE vai oferecer uma matéria-prima padronizada, as instalações e um treinamento para operação dos equipamentos”, explica Labate.

A PPDP é a única no Brasil para estudos de escalonamento de tecnologias voltadas à produção de etanol celulósico e outros compostos de alto valor agregado a partir de biomassa. Já os LDP possuem uma ampla gama de equipamentos para o desenvolvimento de pesquisas laboratoriais sobre caracterização química e estrutural e processamento físico e físico-químico de biomassas e seus derivados.

O CTBE está instalado no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas-SP.

Repercussão: Portal Brasil

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone