Empresas de tecnologia e inovação investem em capacitação

Publicado em 03/09/2013
Prefeitura de Campinas, em 30/08/2013

 

O fortalecimento de suas empresas foi o motivo que levou cerca de 40 empresários do setor detecnologia e inovação de Campinas a participarem da 2ª edição do curso “Capacitação de Empresas em Gestão da Inovação, Inteligência de Negócios e Propriedade Intelectual”, que está sendo ministrado desde esta sexta-feira, 30 de agosto, em um projeto-piloto da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, em parceria com a Agência de Inovação da Unicamp (Inova), CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), Finep (Agência Brasileira de Inovação) e Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EDGS).

Ao final do curso, a ideia é que as empresas tenham condições de se tornarem competitivas em seus mercados de atuação.

O empresário Daniel Lopes, da Hytron, uma empresa de base tecnológica que desenvolve projetos para o aproveitamento de fontes de energia renováveis, destaca o módulo sobre a inovação como o mais interessante para a sua empresa. “O curso está me indicando a forma de implementar na empresa de forma prática tudo que até agora era conceitual”, planeja o empresário. A Hytron nasceu há dez anos na incubadora de empresas da Companhia do Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec) e hoje é responsável técnica pela instalação da usina de energia solar pela Companhia Paulista de Força e Luz.

Para o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung, Antônio Marcon, o curso oferecido pela Prefeitura e o projeto da empresa de inovação aberta caminham juntos, fazendo parte do amadurecimento de startups. “Além disso, o curso proporciona uma oportunidade para o empresário fazer sua networking com o governo e com outras empresas”, disse Marcon. Daniel Lopes, da Hydron, concorda. “Esta aproximação agrega valor à empresa”, destacou Lopes.

O curso

O conteúdo do curso compreende desde estratégias, ferramentas de inovação e inteligência de negócios, os aspectos jurídicos relacionados à proteção do conhecimento, propriedade intelectual e transferência de tecnologia, transferência de conhecimento e apresentação de novas tecnologias até mecanismos de financiamento da inovação e das configurações estratégicas para internacionalização.

As palestras foram ministradas por Mariana Savedra Pfitzner, Diretora de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Campinas; Sandra Hollanda, Assessora da Diretoria do CNPEM, André Amaral, Assessor da Presidência da FINEP; Ângelo Gobbi, pesquisador do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano); Osmar Bagnatto, pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), José Roque, diretor do LNLS, Beatriz Gusmão, diretora de Cooperação Internacional, e Janína César, analista de patentes da Inova.

O curso gratuito é realizado em dois dias: um deles no CNPEM e outro na Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), totalizando 16 horas de treinamento. A terceira edição do evento está prevista para acontecer ainda este ano.


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone