Eixo 4: Treinamento, Educação e Extensão

Compreende a organização de cursos, eventos, treinamentos e outras ações educacionais dedicados à formação de pessoal qualificado em áreas e temas de competência singulares dos laboratórios.

As atividades de capacitação, treinamento e extensão constituem relevante contribuição dos Laboratórios Nacionais à formação complementar e contínua qualificação de recursos humanos.

O compartilhamento de conhecimentos e o treinamento prático ocorre por meio das atividades de orientação e supervisão de jovens pesquisadores associados a programas de pós-graduação e de eventos de capacitação e de divulgação científica.

Ao longo de 2017, o CNPEM contou com 305 bolsistas de pós-graduação e 117 estudantes associados ao Programa Unificado de Estágio.

Além do apoio aos bolsistas de pós-graduação o CNPEM promove, desde 1992, o Programa Bolsas de Verão, que recruta jovens estudantes do ensino superior para desenvolver, de forma orientada e supervisionada, projetos acadêmicos durante as férias escolares (janeiro e fevereiro). Em 2017, foram 25 jovens selecionados em um total de 832 inscritos. Nessa edição, o Programa contou com importante apoio da Capes para a sua realização. O uso das instalações de pesquisa dos Laboratórios Nacionais e as atividades de orientação e supervisão de jovens pesquisadores contribuem para a execução de diversos trabalhos de pós-graduação. Em 2017, um total de 17 teses de doutorado e 13 dissertações de mestrado fizeram menção ao uso das instalações e ao apoio do CNPEM em suas pesquisas.

Em 2017, um conjunto de 16 eventos foi promovido pelo CNPEM, incluindo 7 eventos de capacitação e 9 de divulgação científica. Os eventos de capacitação compreenderam diferentes temas relacionados às atividades de pesquisa do Centro, abrangendo um total de 296 pesquisadores externos e 239 horas de cursos.

Vale menção nesta categoria à primeira Escola Brasileira de Síncrotron, na qual foram abordados, ao longo de duas semanas, conceitos básicos da produção de luz síncrotron e suas principais propriedades, técnicas de utilização da luz síncrotron em laboratórios de pesquisa e aulas práticas dos pesquisadores do LNLS.

Neste eixo de atuação do Centro, destacam-se as seguintes atividades permanentes:

  • Programa de Estágio para público de ensino técnico e ensino superior;
  • Programa Bolsas de Verão para estudantes do ensino superior do Brasil e demais países da América Latina;
  • Orientação de alunos de iniciação científica;
  • Orientação de alunos de mestrado e doutorado;
  • Cursos de capacitação;
  • Seminários e palestras;
  • Eventos científicos.