Eixo 4: Treinamento, Educação e Extensão

Compreende a organização de cursos, eventos, treinamentos e outras ações educacionais dedicados à formação de pessoal qualificado em áreas e temas de competência singulares dos laboratórios.

A atuação do CNPEM neste eixo ocorre em duas vertentes principais: capacitação de estudantes e bolsistas por meio de treinamentos, orientação, co-orientação e eventos de capacitação e divulgação científica em eventos de maior porte.

Em 2015, 270 bolsistas participaram dos projetos de pesquisa do CNPEM, sendo 50% deles alunos de doutorado. Parte do resultado do esforço de orientação/co-orientação pode ser mensurado por meio das dissertações e teses defendidas que contam com citação ao CNPEM e a seus pesquisadores. No ano, foram defendidas 26 dissertações de mestrado e 27 teses de doutorado associadas a universidades nacionais (51) e internacionais (2).

O CNPEM organizou 14 eventos de capacitação, com 532 participantes externos e um total de 417 horas de treinamento. Dentre esses cursos destacam-se duas Escolas São Paulo: Sao Paulo School of Advanced Science on Neglected Diseases Drug Discover e São Paulo School of Advanced Sciences on Recent  Developments in Synchrotron Radiation.

Outros seis eventos foram realizados com o escopo de divulgação científica, reunindo 466 participantes externos.

Neste eixo de atuação do Centro, destacam-se as seguintes atividades permanentes:

  • Programa de Estágio para público de ensino técnico e ensino superior;
  • Programa Bolsas de Verão para estudantes do ensino superior do Brasil e demais países da América Latina;
  • Orientação de alunos de iniciação científica;
  • Orientação de alunos de mestrado e doutorado;
  • Cursos de capacitação;
  • Seminários e palestras;
  • Eventos científicos.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone