Dispositivo eletrônico detecta moléculas relacionadas a doenças neurodegenerativas

MCTI em 14/03/2016

 

Desenvolvido por pesquisadores do Laboratório Nacional de Nanotecnologia, o dispositivo é baseado em um transistor com uma camada orgânica em escala nanométrica. Em meio líquido, produto pode identificar facilmente as biomoléculas ligadas a doenças como Alzheimer e Parkinson.

 

Pesquisadores do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) desenvolveram um dispositivo eletrônico para a detecção de um par de biomoléculas relacionadas a diversos tipos de câncer e a doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e Parkinson. O dispositivo é baseado em um transistor com uma camada orgânica em escala nanométrica que, em meio líquido, pode identificar facilmente o peptídeo glutationa reduzida (GSH) e a enzima glutationa S-transferase (GST).

Diferente de transistores convencionais, que são formados por multicamadas de diversos materiais, o dispositivo desenvolvido no LNNano possui apenas um par de contatos elétricos cobertos por uma camada orgânica, o que simplifica a fabricação do transistor. Nessa arquitetura, o filme orgânico é exposto em meio líquido, onde há um terceiro eletrodo para a detecção do par de biomoléculas.

O produto desenvolvido pelo grupo de Dispositivos e Sistemas Funcionais (DSF) é o primeiro desse tipo reportando a detecção das biomoléculas GSH-GST. “Este é um par relevante para a biomedicina e que pode ser detectado de maneira reversível e em baixas concentrações devido às características peculiares do transistor”, explicou o pesquisador Rafael Furlan de Oliveira. “O que nós fizemos foi aproveitar uma plataforma estudada no DSF para dar a ela uma aplicação na área biomédica.”

Além de Rafael, participaram do trabalho os pesquisadores Leandro das Mercês Silva e Tatiana Parra Vello sob a liderança de Cesar Bof Bufon. O estudo, recentemente publicado na revista Organic Electronics, se enquadra na missão do LNNano/CNPEM de apoiar pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica transformando conhecimento científico em produtos e processos de relevância.

Repercussão: Portal Brasil; Labnetwork; Agência CTI; NIT Mantiqueira

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone